AGÊNCIA

Governo quer criar "Embrapa da indústria"

MCT e CNI assinaram protocolo de intenções

Vinicius Konchinski
Cadastrado por
Vinicius Konchinski
Publicado em 04/08/2011 às 9:19
Leitura:

São Paulo - O Ministério da Ciência e Tecnologia e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) assinaram quarta (3) um memorando de intenções para a criação de uma empresa destinada a estimular a busca de inovações tecnológicas no setor industrial. A ideia é que o novo órgão siga o modelo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por isso ele está sendo chamado de Embrapi.

O memorando foi assinado na abertura da quarta edição do Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, na capital paulista. Em junho, ao participar do lançamento da Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia, o ministro Aloizio Mercadante já havia falado sobre a proposta de criação da empresa.

Na ocasião, ele informou que a ideia é integrar nesse órgão centros de excelência como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ligado à Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e centros de alto desempenho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ligado à CNI.

No encontro hoje em São Paulo, Mercadante também informou que o nome da pasta que ele comanda passa a ser Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo o ministro, essa decisão foi tomada ontem (2) pela presidenta Dilma Rousseff.

Últimas notícias