Responsabilidade social

Jornal do Commercio é finalista de prêmio nacional

A editora de Suplementos Mona Lisa Dourado está na final do prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade 2011, com a reportagem especial O poder da cidadania, publicada no JC Online

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 04/10/2011 às 19:26
Leitura:

O Jornal do Commercio está concorrendo a mais um premiação nacional, desta vez com uma reportagem abordando o tema da responsabilidade social. A editora de Suplementos Mona Lisa Dourado está na final do prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade 2011, com a reportagem especial O poder da cidadania, publicada no JC Online. A matéria aborda 20 iniciativas do Brasil e de outros países da América Latina e Caribe que estão contribuindo para que a região atinja os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Investigando projetos nas áreas de ativismo, saúde, educação, desenvolvimento, sustentabilidade e inclusão, a reportagem mostra, por exemplo, como a população de Maringá (PR) e Caruaru, no agreste pernambucano, tem monitorado as contas públicas para combater a corrupção. Outro exemplo é como um circo em Belo Horizonte (MG) tem usado o picadeiro para livrar cem mil crianças do trabalho infantil doméstico. Já na Amzônia, agricultores e ex-seringueros aprenderam a usar os recursos da floresta para gerar renda e proteger o meio ambiente. Todas iniciativas de cidadãos comuns, organizados.

VEJA O ESPECIAL O PODER DA CIDADANIA AQUI

Além das organizações brasileiras, o especial traça paralelos com projetos semelhantes da Argentina, Colômbia, Guatemala, Belize, Chile, Peru, Costa Rica, Paraguai, Haiti, Belize, Equador, México e Bolívia. ?Fazer esse especial foi muito gratificante, porque vi as comunidades atuarem como protagonistas no enfrentamento à pobreza e à exclusão social a que historicamente estiveram submetidas. Ou seja, a sociedade civil está disposta a participar ativamente no processo de desenvolvimento socioeconômico, mas os governos também precisam cumprir a sua parte com políticas públicas efetivas?, diz. ?Como repórter, acredito que a imprensa tem um papel essencial de vigilância e denúncia de abusos contra os direitos do cidadão. Por outro lado, também é preciso destacar as iniciativas inovadoras que contribuem para mudar a realidade social, como forma de reconhecimento e incentivo para que elas se multipliquem continente afora?, completa.

Com design leve e interativo de Cláudio França, esta foi a primeira reportagem produzida pelo JC para ser publicada exclusivamente na internet. O especial foi ao ar no último 13 de junho.

Últimas notícias