ESTADO

Cesar estreia na CeBIT 2012

Instituto pernambucano apresentará experiências

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 07/03/2012 às 10:24
Leitura:

Com o Brasil ocupando o lugar de honra na CeBIT, representantes do polo tecnológico de Pernambuco viajaram especialmente para apresentar projetos, dividir experiências e conferir as novidades da área. O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) foi convidado pela Secretaria de Política de Informática, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e já está em Hannover desde o domingo.

O instituto pernambucano ocupa o pavilhão Pesquisa & Desenvolvimento do Brasil, onde são apresentados protótipos, experimentos e ideias. Quem representa o Cesar é o superintendente Sergio Cavalcante, o executivo chefe de negócios Eduardo Peixoto e o gerente de negócios Victor Nogales. “Mostraremos o Cesar de modo geral, como um hub de inovação na América Latina, aproximando a academia do mercado”, ressaltou Sergio.

O principal objetivo da visita é atrair parceiros para o Brasil e mostrar que existem várias oportunidades também no Nordeste, não apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo. “O Cesar pode ser um bom parceiro para essas empresas, seja para abrir filiais ou até adaptar equipamentos às condições brasileiras e do Nordeste. A gente pode tropicalizar esses produtos”, explicou.

Para Sergio, o evento é uma ótima vitrine e um lugar excelente para se fazer negócios. “É a maior feira mundial de comércio digital. Todos os grandes players do mundo estarão lá. A gente já está prospectando possíveis parceiros”, comentou.

No entanto, ele também ressalta que não será muito fácil deixar Hannover com negócios fechados. “Esse tipo de evento você tem que ir vários anos. É o nosso primeiro ano, por isso será difícil. É preciso despertar interesse das empresas de lá para o Brasil, Nordeste e Pernambuco e começar um trabalho de aproximação”, explica.

PORTO

Além do Cesar, o Porto Digital também garantiu presença na CeBIT. O convite partiu da Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que reconheceu, em 2011, o Porto Digital como o melhor parque tecnológico do Brasil.

A apresentação do Porto Digital será realizada esta sexta-feira pelo presidente do parque, Francisco Saboya, no auditório do Pavilhão Central do Brasil da CeBIT. Na ocasião, Saboya apresentará a experiência do Porto, ressaltando, certamente, os principais números do parque de TI pernambucano, que abriga 200 empresas, emprega mais de 6,5 mil pessoas e fatura aproximadamente R$ 1 bilhão por ano.

Últimas notícias