REDE

Usuários enfrentam dificuldades de conexão no início da Campus Party

Coordenador de redes da Telefonica diz, no entanto, que link não está saturado

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 27/07/2012 às 12:21
Leitura:

No primeiro dia da Campus Party Recife, campuseiros relataram dificuldades no uso da internet dentro do Chevrolet Hall. Os dois links WiFi disponibilizados pelo governo do Estado apresentaram instabilidade causando muita dificuldade de navegação para quem usava tablets ou smartphones. Segundo diretor geral de redes da Telefonica/Vivo, Ari Falarini, a recomendação é que os participantes do acampamento utilizem conexão pelos cabos de rede espalhados pela arena. "Não recomendamos uso de wifi em um evento como esse, simplesmente porque seria necessária uma infraestrutura imensa para dar conta de tantos equipamentos sem fio tentando se conectar", disse.

No entanto, houve quem reclamasse também do link físico, que apresentou instabilidade no fim da tarde da quinta-feira (27). Falarini afirmou, em contrapartida, que a rede em operação no evento está longe da saturação. "Dos 5 Gbps que disponibilizamos, foram utilizados apenas 2,2 Gbps no pico de atividade.", comentou. Falarini diz ainda que, caso seja necessário, o link de interent pode ser ser ampliado para até 20 Gbps.

"Estamos usando dois links redundantes de 5 Gbps. Se tivermos problemas, posso liberar mais 5 Gbps para cada um dos links. E se ainda assim precisarmos de mais banda, posso colocar os dois links para rodarem em paralelo, quadruplicando nossa capacidade original", explica. O gerente aproveitou para dar uma dica aos campuseiros: é preciso checar as configurações das placas de rede dos equipamentos para conseguir conexões estáveis. Confira o vídeo:

Últimas notícias