MOBILIDADE

Venda de dispositivos inteligentes cresceu mais de 27% em 2012

Pesquisa da IDC informa que vendas alcançaram 267,3 milhões de unidades

Da AFP
Da AFP
Publicado em 27/09/2012 às 15:16
Leitura:

 

A venda global de dispositivos inteligentes - computadores, tablets e celulares - cresceu drasticamente no último trimestre, empurrada especialmente pelos dois últimos, segundo estudo publicado esta quarta-feira. O informe da empresa de pesquisa de mercado especializada em tecnologia IDC demonstrou que as vendas alcançaram os 267,3 milhões de unidades no segundo trimestre, 27,4% a mais que no ano anterior e 2,8% a mais com relação ao trimestre anterior.

Os lucros se situaram em 131,5 bilhões de dólares de forma global, 16% a mais do que no ano passado, mas 2,7% a menos do que no trimestre anterior. A IDC projeta uma taxa de crescimento de 14% na venda de dispositivos até 2016. Os 'smartphones' já representam 59% desta categoria e crescerão até 63% nos próximos quatro anos.

Os tablets crescerão cerca de 10% este ano até 13% em 2016, reduzindo a cota de mercado de computadores de 31 a 24%, afirma a IDC. "Os dados de vendas recentes mostram claramente que entramos em cheio na era dos multidispositivos, onde cada pessoa compra e usa vários dispositivos, a maioria das vezes com diferentes combinações de sistemas operacionais", afirma Bob O'Donnell, da IDC.

"As implicações deste desenvolvimento nos programadores de aplicativos, nos fabricantes de dispositivos, nos fornecedores de serviços de internet, nos negócios e em cada pessoa são profundas", continua. A IDC diz que o total de vendas globais para dispositivos inteligentes conectados chegará a cerca de 1,2 bilhão de unidades em 2012 e superará os 2 bilhões em 2016.

 

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Últimas notícias