BATEA-PAPO

MSN sairá do ar dia 15 de março

Serviço de mensagem instantânea será absorvido pelo Skype

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 14/02/2013 às 11:05
Leitura:

A briga pelo seu tráfego de dados está cada vez mais acirrada. Semana passada, a Microsoft iniciou uma campanha publicitária contra o Google. Segundo a companhia de Redmond, o Google invade a privacidade de seus usuários e compara o serviço da gigante da internet com o seu próprio, o Outlook.com, nome (e conceito) que substituiu o Hotmail em meados do ano passado.

A campanha coincide com a intenção da Microsoft de intensificar a migração de usuários de seus antigos serviços para sua nova plataforma online. Também na semana passada, a companhia enviou um e-mail pedindo que seus usuários migrem do bom e velho sistema de bate-papo em tempo real MSN para o Skype, também adquirido no meio de 2012.

“Chegou a hora de atualizar o Messenger para o Skype”, diz o banner do e-mail. A urgência é justificada. Em um mês o antigo serviço de chat será desativado e, em seu lugar, ficará a plataforma de comunicação Skype, com mensagens instantâneas, ligações de voz e videochamadas. A data marcada para o MSN fechar as portas é 15 de março. A partir deste dia, o login do MSN não será mais válido: o login original não permitirá que o internauta acesse o chat. A única exceção é a China, que permanecerá utilizando a rede original.

Mas não há motivos para desespero. Mesmo depois do prazo expirado, basta instalar o Skype para realizar a migração. Na instalação de um novo Skype, o usuário tem a opção de importar seus contatos do MSN. Basta deixar o item marcado e pronto.

O problema é que alguns usuários têm reportado falhas na migração. Os internautas que reclamaram disseram que houve perda de contatos na “transfusão”. De novo, a boa notícia é que é possível se prevenir de eventuais acidentes de percurso e preservar seus contatos.

O melhor a fazer é criar uma cópia de segurança dos contatos. Isso pode ser feito de maneira simples utilizando ferramentas do Outlook.com. O serviço de correio eletrônico é quem armazena os e-mails e contatos de MSN do usuário e permite que estes dados sejam exportados para acesso posterior.

Para fazer a exportação dos dados, basta ir na guia Pessoas, clicar no botão Gerenciar e novamente clicar em Exportar. O Outlook então criará um arquivo chamado WLMContacts.csv. Infelizmente, este arquivo ainda não é reconhecido pelo Skype, mas pode ser aberto em outros softwares de e-mail. Ou seja, os contatos em si estão bem guardados e acessíveis.

MOBILIDADE

E por falar em migração, os fiéis usuários da plataforma BlackBerry logo poderão usar a combinação Skype mais MSN em breve. É que a versão mais recente do smartphone preferido de executivos e corporações, o BlackBerry 10 vai incorporar o serviço de chat. Na última sexta, a canadense BlackBerry (que antes era conhecida como Research In Motion, ou RIM) anunciou que liberou um kit de desenvolvimento para a comunidade no qual consta o suporte para o app de comunicação.

Mas em vez de conter parâmetros para criar um aplicativo do zero, a BlackBerry preferiu dar instruções para portar a versão Android do Skype para o seu sistema operacional. Só não há data prevista para o lançamento do app.

Últimas notícias