PORTO DIGITAL

ITBC demorou a chegar, mas funciona a pleno vapor

Empresarial de tecnologia tem até fila de espera para aluguel de salas

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 24/04/2013 às 7:30
Leitura:

Leitores do JC devem lembrar da saga que foi a construção do Information Technology Business Center (ITBC), o “shopping center de tecnologia” instalado no coração do Porto Digital, concebido antes mesmo do cluster de TI do Bairro do Recife. A novela durou mais de dez anos. Problemas no repasse do imóvel, que era inadequado e precisou ser totalmente reformado, mais brigas com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) foram algumas das pedras no meio do caminho dos idealizadores do projeto. Além disso tudo, ainda houve uma crise de materiais de construção que parou a obra por meses e deixou o prédio na Rua da Guia com cara de elefante branco. Hoje, comemorando dois anos de inaugurado, o ITBC e sua equipe administrativa têm mais um problema. Mas desta vez é um problema positivo. O centro de TI está lotado.

Atualmente, o prédio de seis andares abriga 49 empresas que, juntas, empregam 650 pessoas. Seriam bem mais companhias e funcionários se o prédio não estivesse operando com 100% de ocupação. Existe até fila de espera. Aliás, há duas filas. A lista interna conta com cinco companhias que estão em franca expansão e que solicitaram mais salas. Na ocasião da (rara) desocupação de uma sala, a opção é dada a elas. Mas existe também a lista das empresas que queriam se instalar no prédio. Essa fila está perto de chegar a 20 nomes. Mas na prática há poucas chances de elas alugarem um espaço lá.

A não ser que o timing entre a desocupação e a procura seja perfeito. Foi o que aconteceu com a Empresa Municipal de Informática (Emprel), cujo núcleo passará a funcionar no ITBC. Segundo o diretor da Procenge e presidente do Softex Recife, José Cláudio de Oliveira, a ida da Emprel segue uma orientação da prefeitura de se aproximar do ambiente de desenvolvimento de software do Bairro do Recife.

Confira a reportagem completa na edição desta quarta-feira (23) do caderno Tecnologia do JC

Últimas notícias