INTERNET

Ainda popular no Brasil, MSN dá lugar ao Skype

Serviço foi descontinuado esta semana no País

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 03/05/2013 às 11:47
Leitura:

Treze anos e nove meses depois de ser lançado, o programa de mensagens instantâneas Windows Live Messenger se despediu dos brasileiros nesta terça-feira. O MSN, como é conhecido, deixou de funcionar desde a quarta-feira (1) no Brasil, último a encerrar o serviço. A China é o único país onde continua a operar.

Desde que anunciou em novembro seu plano para aposentar o programa, a Microsoft passou a incentivar a migração dos usuários para o Skype, comprado por US$ 8,5 bilhões em 2011,para concentrar seus serviços em um só software.

Qualquer pessoa que tenha uma conta no MSN pode usar a mesma senha e login para acessar o Skype. Usuários que já tiverem conta no programa podem integrar os dois perfis em um só, incorporando os contatos.

No País, 31 milhões de pessoas (ou 58% dos usuários de internet ativos) usam mensagens instantâneas segundo o Ibope Media. O Messenger é o mais popular, mas o Skype, em segundo lugar, tem crescido nos últimos oito meses. "De modo geral, o uso desse tipo de aplicativo diminuiu muito depois das redes sociais, mas aqui ele se manteve forte", diz o analista do Ibope Media, José Calazans.

O MSN surgiu no Brasil como uma alternativa ao ICQ. Ao longo dos anos, o programa introduziu tecnologias novas que fizeram parte do cotidiano de gerações de jovens, como "emoticons" e "GIFs" animados (ou winks). Nos últimos anos, usuários passaram a usar serviços como o Gtalk, e, depois, o Facebook e aplicativos para celular, como o WhatsApp.

Últimas notícias