Missão espacial

Astronauta canadense retorna à Terra como estrela

Nave transportando Chris Hadfield e dois outros companheiros faz um bom pouso. Canadense fez sucesso com posts no Twitter mostrando com é a vida na ISS

Luiza Modesto
Cadastrado por
Luiza Modesto
Publicado em 14/05/2013 às 12:17
Mikhail Metzel/ Pool/AFP
Nave transportando Chris Hadfield e dois outros companheiros faz um bom pouso. Canadense fez sucesso com posts no Twitter mostrando com é a vida na ISS - FOTO: Mikhail Metzel/ Pool/AFP
Leitura:

MOSCOU - Três astronautas retornaram nesta terça-feira (14) à Terra depois de uma missão de quase cinco meses na Estação Espacial Internacional (ISS), período que transformou o canadense Chris Hadfield em estrela, depois que ele usou o Twitter para mostrar como é a vida no espaço.

A cápsula russa Soyuz com os três astronautas, o americano Tom Marshburn, o russo Roman Romanenko e Hadfield, que completaram uma missão de 146 dias na ISS, pousou sem problemas no Cazaquistão. A televisão estatal russa exibiu as imagens do pouso suave da cápsula perto da cidade de Karaganda.

Pouco depois, os três astronautas foram retirados da cápsula por membros dos equipes de resgate. Os três pareciam em bom estado de saúde e, depois que foram instalados em cadeiras especiais, foram cobertos com lençóis térmicos e beberam chá.

Hadfield virou uma estrela durante a missão com suas mensagens frequentes no Twitter, que ofereceram uma visão sem precedentes da vida cotidiana no espaço, com imagens espetaculares obtidas na ISS.
Sua popularidade coincide com o debate sobre a necessidade de manter os voos espaciais tripulados em um momento de cortes orçamentários.

No último dia da missão, Hadfield divulgou um vídeo no qual aparece dentro da ISS cantando o clássico Space oddity, de DAvid Bowie. Foi visto mais de cinco milhões de vezes no YouTube em dois dias.
"Com todo o respeito ao genial David Bowie, aqui está Space oddity, gravada na estação. Uma última visão do mundo", escreveu Hadfield, antes de deixar a ISS.

SAÍDA DE EMERGÊNCIA


No sábado (11), dois astronautas americanos, Marshburn e Chris Cassidy, realizaram uma saída de emergência ao espaço para substituir uma bomba no sistema de alimentação da ISS e conter um vazamento de amônia na parte americana da estação. Hadfield, que ficou na ISS durante a missão dos americanos, escreveu no Twitter: "Conseguimos [...]controlar o vazamento de amônia".

Pouco antes, o canadense usou a rede social para explicar que era uma "situação grave" e depois anunciou a saída ao espaço. "Lamentavelmente, não é a primeira vez que acontece uma situação como esta", explicou o diretor de programas tripulados da agência espacial russa Roscosmos, Alexéi Krasnov, apesar de ter destacado que o segmento russo da ISS funcionava normalmente.

No fim de abril, uma antena de navegação da nave espacial de carga russa Progress, lançada com destino à ISS, não abriu, o que provocou o temor de que afetasse o acoplamento à estação espacial. No fim, a nave conseguiu executar a acoplagem à ISS.

Pouco depois de assumir, em março, o comando da ISS, que pela primeira vez ficou com um canadense, Hadfield ligou para o primeiro-ministro de seu país, Stephen Harper, para que moderasse uma sessão de perguntas e respostas com crianças que foi transmitida ao vivo pela televisão canadense.

O astronauta de 53 anos, que usa bigode e gosta muito de falar, se acostumou desde o início de sua missão, em 21 de dezembro, a comunicar-se diretamente com os canadenses, especialmente os mais jovens.


Últimas notícias