Qualificação

Curso capacita jovens dos Coelhos em manutenção de PCs

Promovidas pelo Movimento Pró-Criança, as aulas preparam adolescentes de baixa-renda a partir de 16 anos para o mercado de trabalho

Gabriela Viana
Cadastrado por
Gabriela Viana
Publicado em 07/12/2013 às 7:16
Dani Neves/JC Imagem
Promovidas pelo Movimento Pró-Criança, as aulas preparam adolescentes de baixa-renda a partir de 16 anos para o mercado de trabalho - FOTO: Dani Neves/JC Imagem
Leitura:

Um novo rumo de vida, o prazer pelo aprendizado. Foi isso o que o Movimento Pró-Criança (MPC) conquistou ao formar na última sexta-feira (6) a primeira turma do projeto piloto de inclusão digital dos jovens de baixa renda do bairro dos Coelhos, no Centro da cidade. O curso gratuito de manutenção de computadores deu uma oportunidade para estudantes de escolas públicas, parceiras do MPC, se qualificarem para o mercado de trabalho e seguirem um rumo orientado na vida. 

Ao todo foram 24 estudantes formados e o número de beneficiados será mantidos nas próximas classes. A segunda edição do programa está prevista para acontecer em janeiro. 

As aulas são direcionadas para jovens com a partir de 16 anos, que cursam ou já cursaram o ensino fundamental. A duração é de aproximadamente três meses, somando um total de 84 horas, distribuídas de segunda a quinta-feira.

“Apesar da baixa escolaridade desses meninos, nós podemos aumentar a oportunidade de renda digna para eles, com um assunto estimulante e que exige uma dedicação de curto prazo”, diz o presidente do Pró-Criança, Sebastião Campello.

Ele complementa informando que os jovens educandos que se formam no curso já são capacitados a realizar aquelas visitas nas casas onde há computadores com problemas, para fazer manutenção. “O lucro pode ser bem alto, mas eles não devem parar por aí. A experiência no MPC é apenas o primeiro passo, para abrir os horizontes desses adolescentes e ajudá-los a atingir uma boa qualidade de vida. E o importante mesmo, não é o dinheiro e, sim, o conhecimento que se adquire”, relembra. 

Com foco no conhecimento, o curso parte de conceitos simples, começando os ensinamentos do zero. Na sala são abordados desde de informática básica, softwares, hardware, manutenção, até instalação de softwares livres.

Para um dos professores do curso, Michel de Souza, 18, o fato das aulas estarem sendo ministradas por jovens, assim como os alunos, termina deixando o aprendizado mais dinâmico, divertido e próximo da realidade dos estudantes. Ele, que já fez o curso de Recondicionamento de computadores da Faculdade Marista, parceira na iniciativa, e agora tornou-se professor do MPC, diz que o diálogo flui muito mais facilmente com essa aproximação de idades. 

A estudante Danielly Yngrid, 16 anos, confessa que ao ficar sabendo da oportunidade, não se animou muito. “Descobri o curso na escola, onde vi um cartaz. Mas só fui mesmo porque a minha mãe insistiu muito. Terminei me interessando tanto que agora pretendo seguir carreira na área”, conta a garota que foi destaque no curso. 

E os benefícios não são apenas para os jovens. Os pais também saem ganhando. “A turma foi uma nova família na vida do meu filho e na minha também. Os colegas abriram os olhos dele, despertaram o interesse pelo aprendizado e conseguiram tirar um grade peso das minhas costas, que era a minha preocupação com o futuro dele”, revela Cristina Maria de Fátima, mãe do educando Gleysinaldo Cavalcante, 16. 

O material para o curso foi adquirido a partir de doações de pessoas físicas e de empresas como o Banco do Brasil e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). São peças, equipamentos e computadores velhos. Tudo isso é transformado em produtos novos e, na conclusão do curso, doado a instituições como a Paróquia de Jardim são Paulo e ONGs. Só nessa primeira edição já foram 11 doações.

As informações sobre datas exatas e horários das próximas edições do curso serão divulgadas nas mídias sociais e no site do Pró-Criança. Mas é preciso ficar ligado, avisa o professor Michel: “Já estamos com uma lista de espera para o próximo curso”.

Interessados em aprender sobre manutenção de computadores devem ligar para o número 3412-8989 e fazer logo as reservas. Mais: https://www.movimentoprocrianca.org.br/ 

Últimas notícias