Universidade

CIn busca inovar a partir de parcerias

Acordo com Universidade Técnica da Dinamarca é na área de arquitetura de redes. Com o Google, está previsto uso do Google Glass em projetos de realidade aumentada

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 29/01/2014 às 12:28
Divulgação
Acordo com Universidade Técnica da Dinamarca é na área de arquitetura de redes. Com o Google, está previsto uso do Google Glass em projetos de realidade aumentada - FOTO: Divulgação
Leitura:

Foi em busca de inovação e pesquisa que o Centro de Informática – CIn/UFPE firmou duas importantes parcerias internacionais. Uma delas tem o intuito de pensar soluções que melhorem os serviços de telecomunicações. A outra, por sua vez, aumenta o poder de trabalho do Voxar Labs (laboratório do CIn), que passa a trabalhar com o Google Glass. 

A primeira parceria nada tem a ver com uma gigante da computação. Nesse caso, o grupo de pesquisa Communication and Information Systems Research Group (CISG) do centro trabalhará com pesquisadores da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU). 

O coordenador do time brasileiro (que conta com mais um docente e seis alunos), Divanilson Campelo, revela que o objetivo da parceria é criar uma força de investigação a fim de descobrir novas arquiteturas de redes de comunicação energeticamente eficientes.

O projeto será financiado pelo Ministério da Ciência, Inovação e Educação Superior (Ministry of Science, Innovation and Higher Education) da Dinamarca, no âmbito do International Network Programme. O programa de redes bilaterais de P&D une a Dinamarca a sete países: China, Índia, Israel, Japão, Estados Unidos, Brasil e Coreia do Sul.

“O projeto financiará visitas científicas à Dinamarca e ao Brasil dos professores envolvidos, e a realização de dois workshops científicos. Um será no CIn/UFPE e outro na DTU, com a participação de pesquisadores, cientistas, especialistas e estudantes de pós-graduação de ambos os países”, comenta Divanilson. Ele ainda diz que o primeiro workshop, que será em março (ainda sem data certa), é aberto a alunos do CIn e de outras faculdades. “Na ocasião, vamos apresentar o que estamos fazendo.” 

Leia matéria na íntegra no caderno de Tencologia desta terça.

Últimas notícias