DATA COMEMORATIVA

Um dia para celebrar o Fusca

No próximo sábado, apaixonados por veículos antigos se reúnem na Praça de Casa Forte para celebrar o Dia Nacional do Fusca

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 19/01/2012 às 10:00
Foto: Chico Porto/JC Imagem
No próximo sábado, apaixonados por veículos antigos se reúnem na Praça de Casa Forte para celebrar o Dia Nacional do Fusca - FOTO: Foto: Chico Porto/JC Imagem
Leitura:

Fusqueiros de Pernambuco, uni-vos! Nesta sexta, dia 20 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional do Fusca. Um dos carros mais vendidos na história da indústria brasileira, com mais de 3 milhões de unidades, será homenageado com passeios, festas e encontros pelo Brasil afora. Em Pernambuco, fãs e simpatizantes do besouro vão se encontrar na praça de Casa Forte, neste sábado (21), a partir das 10 horas. A expectativa é que cerca de 70 carros entre Fuscas e seus derivados (Variant, Brasília, Karmann-Ghia e qualquer outro que utilize a mecânica VW refrigerada a ar) de modelos variados e diversos anos de fabricação apareçam para um passeio.

Mas, como um carro desconfortável, barulhento e gastão pode ser tão carismático? Paulo Bom Pastor, diretor-social do Clube do Fusca de Pernambuco e um dos organizadores da festa, diz que o Fusca faz parte da história do brasileiro. “Muita gente aprendeu a dirigir num Fusca ou teve um como o primeiro carro. É uma ligação sentimental” diz, denunciando ser ele próprio um apaixonado de carteirinha, com dois modelos na sua coleção particular além de um Karmann-Ghia.

O encontro do próximo sábado é aberto ao público e, mesmo para expor, não precisa ser associado ao clube. Basta chegar com um Fusca de qualquer ano ou um carro antigo que utilize mecânica do Fusca. “Só pedimos que o carro esteja em boas condições e limpo, afinal, é uma exposição”, enfatiza Paulo, lembrando ainda que o New Beetle, a versão moderna do Fusca, também será bem-vindo.

» Leia a reportagem completa no Jornal do Commercio desta quinta

Últimas notícias