MUDANÇA

A placa do seu carro vai mudar

A partir de 2016 veículos comerciais sairão da loja com placa de quatro letras e três números. Automóveis passeio só em 2018

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 15/10/2014 às 11:57
Divulgação
A partir de 2016 veículos comerciais sairão da loja com placa de quatro letras e três números. Automóveis passeio só em 2018 - FOTO: Divulgação
Leitura:

As placas dos carros no Brasil vão mudar. A partir de 2016, todos os veículos de transporte de carga e passageiros do Brasil terão que adotar um novo padrão de identificação. Em 2018 será a vez dos carros de passeio e motocicletas. As novas placas só serão obrigatórias para os veículos novos quando realizarem o primeiro emplacamento. Os usados farão a mudança gradativamente.

Muitos detalhes ainda estão sendo discutidos, mas é certo que as novas placas seguirão um padrão aprovado, semana passada, para todos os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Venezuela, Uruguai e Paraguai) e seguem um modelo semelhante ao já adotado na Europa. Basicamente mudam a cor, forma e números de caracteres. O tamanho será o mesmo atualmente adotado no Brasil: 40 centímetros de largura por 13 centímetros de altura para carros, ônibus e caminhões.

No caso das motocicletas, as dimensões são outras: 20 centímetros de largura por 17 centímetros de altura. A nova placa trará na parte superior o nome e a bandeira do país onde o carro é matriculado, além do símbolo do Mercosul. Deixam de constar na placa o registro da cidade e do estado da Federação, como é hoje.

Também constam da nova identificação uma nova combinação alfanumérica. Ela é composta de quatro letras e três números. A cor da placa será branca. 

Segundo comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina, responsável pela divulgação do novo padrão de placas de identificação, com o novo agrupamento de letras e números serão possíveis mais de 450 milhões de combinações diferentes. O atual modelo brasileiro permite cerca de 175 milhões de combinações.

CONTROLE

De acordo com informações repassadas pelas autoridades, com a nova placa, ficará mais fácil fazer o controle sobre a travessia de fronteiras com veículos, inibindo inclusive o roubo e envio de veículos do Brasil para os países vizinhos.

“A adoção do novo registro implica na criação de um cadastro único de veículos para todo o Mercosul. Isso vai facilitar a fiscalização de veículos, principalmente em regiões de fronteira”, afirma Diego Brandão, assessor de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Atualmente a frota circulante nos cinco países é de 110 milhões de veículos.

Últimas notícias