SERVIÇO

Cuidado ao instalar acessórios fora da concessionária

Serviço malfeito pode causar problemas futuros, além de perder a garantia do carro

Cadastrado por
Filipe Farias
Filipe Farias
FILIPE FARIAS
Publicado em 30/11/2014 às 10:02
JC Imagem
Serviço malfeito pode causar problemas futuros, além de perder a garantia do carro - FOTO: JC Imagem
Leitura:

Um dos vários motivos para se comprar um veículo zero-quilômetro é de não ter dor de cabeça e preocupação em levá-lo a todo instante para a oficina. Contudo, muitos desses compradores de carros novos acabam passando por um dilema antes de retirar o automóvel da loja: instalar os acessórios na concessionária ou procurar uma equipadora? Essa dúvida surge porque o serviço dessas lojas de equipamentos é mais em conta, mas pode prejudicar o funcionamento do veículo se colocado de maneira incorreta e, de quebra, perder a garantia de fábrica da parte elétrica do automóvel.

Os acessórios mais procurados por quem compra um carro novo são central multimídia, som, alarme, sensor de ré, farois de neblina e milha e as travas e vidros elétricos. Se o serviço não for realizado como diz o manual, as características originais do veículo poderão ser afetadas. Como esses equipamentos podem ter especificações diferentes das previstas pelo fabricante, esses aparelhos podem alterar a parte elétrica do automóvel e, inclusive, consumir mais bateria, diminuindo o seu tempo de vida útil.

De acordo com Alexandre Costa, consultor automotivo, isso é bem comum de acontecer. “Hoje os carros saem das lojas com um sistema de central eletrônica que se comunicam entre si. Caso o instalador não tenha cuidado e corte um fio que faça parte dessa central, o funcionamento poderá ser interrompido e dar uma pane geral. O erro pode causar falhas sérias no motor, ou até mesmo no airbag, no ABS ou nas travas”, alertou o especialista. Segundo ele, nesses casos, o fio cortado de maneira errada não pode ser soldado e, para reparar o dano, a central eletrônica precisa ser trocada. E isso vai custar de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil - dependendo do modelo do veículo.

Antes de escolher onde vai deixar o seu carro é importante saber vantagens e desvantagens de realizar um serviço na autorizada ou na equipadora para ficar ciente dos riscos. 

Últimas notícias