Mercado

Palio ultrapassa Gol e é o carro mais vendido no ano

A diferença entre os concorrentes foi de apenas apenas 385 carros

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 06/01/2015 às 14:14
Foto: Divulgação
A diferença entre os concorrentes foi de apenas apenas 385 carros - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Após 27 anos seguidos de hegemonia, o Volkswagen Gol perdeu a liderança nas vendas de veículos no país em 2014 para o Fiat Palio, anunciou nesta terça-feira (6) a Fenabrave (federação das distribuidoras de veículos).

A diferença entre os concorrentes, que fechou o ano em apenas 385 carros, foi diminuindo mês a mês no primeiro semestre de 2014. A partir de junho, o compacto da Fiat passou a obter os melhores resultados de emplacamentos. Na terceira posição aparece o Fiat Strada, com 153.130 unidades vendidas, seguido pelo Chevrolet Onix, que teve 150.829 carros vendidos.

Os modelos listados se destacaram em um período de vendas fracas para a indústria automotiva nacional. No acumulado do ano, a queda nos emplacamentos de carros de passeio e comerciais leves foi de 7,4%, a maior queda percentual desde 2002. Foi o segundo ano consecutivo de retração no setor --houve queda de 4% em 2013.

Foram licenciados 3,33 milhões de automóveis no ano passado, conta que não inclui ônibus e caminhões. O aperto no crédito, resultado do mau momento da economia brasileira --que também afetou a disposição do consumidor de se endividar-- explica em grande parte a queda nas vendas. A Copa do Mundo também afetou o resultado do setor, segundo as montadoras.

Últimas notícias