PROJETO

Inventor mineiro cria aparelho que mede combustível na hora do abastecimento

A ideia do sensor de nível de combustível é acabar com fraudes nos postos de gasolina que utilizam bombas adulteradas

Da editoria de Veículos
Cadastrado por
Da editoria de Veículos
Publicado em 09/09/2015 às 8:08
Divulgação
A ideia do sensor de nível de combustível é acabar com fraudes nos postos de gasolina que utilizam bombas adulteradas - FOTO: Divulgação
Leitura:

Ao abastecer o veículo em um posto de gasolina o motorista não tem como saber se a quantidade de combustível que entra no tanque do carro é exatamente a indicada pela bomba do posto. Pensando nisso, Tarlhio Pereira dos Santos, inventor e microempreendedor de Belo Horizonte, Minas Gerais, desenvolveu o projeto “Sensor de nível de combustível inteligente”.

A novidade é um aparelho para ser instalado em qualquer veículo automotor.O objetivo do projeto é beneficiar o consumidor na hora do abastecimento, através de um sensor que mostrará o abastecimento real, evitando fraudes e enganações.O equipamento controlará o volume de combustível que entra no tanque, mostrando o abastecimento real e ainda calculando o valor total a ser pago.

O sistema funciona através dos sensores instalados no bocal de entrada do reservatório de combustível e de uma tela para exibição dos dados, instalada no interior do veículo.O projeto já possui proteção legal com pedido de registro de patente, além de estudos de seu funcionamento. No momento, o inventor procura por empresas e parceiros que queiram investir na ideia para  que seu projeto entre em produção de fato e chegue ao mercado.

Últimas notícias