BIKE

Teste revela perigo de transportar bicicletas elétricas em suportes de bikes comuns

Por ser mais pesada a bicicleta elétrica pode ser arremessada no caso de uma manobra brusca do veículo que a transporta

Da editoria de Veículos
Cadastrado por
Da editoria de Veículos
Publicado em 10/09/2015 às 8:00
Divulgação
Por ser mais pesada a bicicleta elétrica pode ser arremessada no caso de uma manobra brusca do veículo que a transporta - FOTO: Divulgação
Leitura:

A bicicleta elétrica está cada vez mais está ganhando adeptos no Brasil e no mundo. segundo a Superintendência da Zona Franca de Manaus, em 2014 foram produzidas só no Polo Industrial mais de 6 mil unidades do produto. Por ter uma autonomia de, em média 30 km, é comum que ciclistas se desloquem de carro até um determinado ponto. É neste momento que é preciso cuidado!

Com um peso médio de 20 quilos, as bicicletas elétricas são muito mais pesadas do que as comuns. Isto se deve ao motor elétrico, à bateria e ao quadro reforçado.  Levando em consideração essas características, o Centro de Tecnologia Allianz (AZT), em Munique, na Alemanha, realizou um crash test para demonstrar o perigo de transportar uma magrela elétrica em racks de teto ou naqueles presos na barra do reboque, todos preparados para suportar o peso de uma bike normal.
 
"Muitos ciclistas usam seus suportes de bicicletas comuns para transportar suas bicicletas elétricas, sem levar em conta a questão do peso. Os recentes testes da Allianz mostram como os equipamentos atingem rapidamente seus limites e podem colocar em perigo outros usuários mesmo em situações cotidianas de direção, como desviar, brecar ou dirigir sobre irregularidades no asfalto”, aponta Melanie Kreutner, engenheira de pesquisa do Centro de Tecnologia Allianz.

Os testes realizados pelo Centro de Tecnologia Allianz concluíram que os suportes presos na barra de reboque (traseiro) são os mais adequados para transportar e-bikes, pois se estiverem presas em racks de teto, em caso de acidentes há o risco de se desprenderem e serem arremessadas.

É importante ainda checar quanto cada barra do suporte pode carregar e não apenas a carga máxima do equipamento, porque se a montagem individual for sobrecarregada, se romperá e não conseguirá segurar a bicicleta elétrica no lugar. O AZT ainda ressalta que é válido fazer paradas frequentes durante o trajeto para certificar de que todos os fechos continuam intactos.

 

Últimas notícias