PNEU

Michelin lança novo pneu para carros esportivos

O novo produto foi desenvolvido para veículos de alto desempenho

Amanda Tavares
Cadastrado por
Amanda Tavares
Publicado em 14/07/2016 às 13:54
Divulgação
O novo produto foi desenvolvido para veículos de alto desempenho - FOTO: Divulgação
Leitura:

SÃO PAULO - Performance, controle e segurança é a tríade prometida pela Michelin, que na última semana lançou, em Campinas, São Paulo, o Michelin Pilot Sport 4 - pneu específico para carros esportivos, um mercado que cresce quatro vezes mais do que o de carros comuns. O novo pneu foi produzido, segundo a multinacional, para garantir mais segurança, melhor controle, reatividade e também durabilidade do jogo de rodas.

Para atestar a superioridade do lançamento em relação à concorrência, a Michelin contratou institutos alemães independentes como TÜV, SÜD e Dekra para realizar pesquisas com pneus da mesma dimensão (225/45 ZR 17 e 225/40 ZR 18), de gamas comercializadas no mercado sul-americano, dos principais concorrentes. Os institutos atestaram que o Pilot Sport 4 freia até dois metros antes em piso molhado e até um metro antes em piso seco.

O pneu tem aderência 8% maior em curvas com solo molhado e dura até 15% a mais (o que equivale a mais seis meses de uso). “O consumidor gosta de levar o veículo ao extremo, mas gosta de fazer isso com segurança. Também quer durabilidade. E, nesse quesito, quando conseguimos trazer mais seis meses de durabilidade para o novo pneu, a natureza também agradece”, ressaltou Ruy Ferreira, diretor-comercial da Michelin.

O pneu conta com a tecnologia Elasto Sport, com a presença de uma maior quantidade de borracha sintética em sua composição, o que proporciona mais aderência, durabilidade e eficiência. Já a tecnologia Dynamic Rensponse diminui o tempo de resposta do pneu devido à maior quantidade de borracha em contato com o solo e a uma lona têxtil híbrida feita em aramida e nylon.

A estética do pneu é valorizada pela tecnologia Premium Design, que simula o efeito da textura aveludada no flanco do pneu, destacando também a escrita e facilitando a visualização das inscrições na lateral. O novo modelo da Michelin traz ainda um protetor de roda que evita danos e arranhões durante manobras de estacionamento.
A reportagem do JC pode testar o Pilot Sport 4 numa pista de 3,5 km do Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP).

Foi feita uma comparação com um pneu da principal marca concorrente. Em quatro voltas (duas com cada marca), foi possível comprovar mais estabilidade do Michelin em curvas com piso seco ou molhado, como também em frenagens mais bruscas. É evidente a precisão na parada e nas manobras, assim como o barulho, bem mais discreto, do Pilot Sport 4, em comparação ao concorrente. O novo modelo estará disponível em breve nas lojas, mas quem quiser ter acesso a essa tecnologia e conforto tem que estar disposto a pagar um preço alto por isso. No Brasil, a média de preço do produto será de R$ 600.

Últimas notícias