Serviço

Como viajar com seu pet em segurança

Evite deixar seu pet solto no veículo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/12/2016 às 14:48
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Por Matheus Silva / Especial para o JC

Quem é que não gosta de viajar com a família, especialmente neste período de festejos de fim de ano e férias escolares? E se tiver um animal de estimação por perto? A viagem tem tudo para ficar completa. Mas quem pensa em encarar a estrada nos próximos dias com a bicharada precisa tomar cuidado na hora de transportar os animais no veículo. Do contrário, você estará colocando a vida dele em risco e pode até ser multado pelas autoridades de trânsito.

O Código de Trânsito até prevê regras para transporte de animais nos veículos. As normas nem são tão novas, mas poucos são os condutores que seguem à risca as recomendações das autoridades. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os animais não devem ficar soltos durante a viagem. A PRF recomenda que eles sejam colocados num assento especial e presos a um cinto de segurança.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, é proibido dirigir o veículo transportando animais a sua esquerda ou entre braços e pernas. Uma situação muito comum nas ruas e estradas do Recife é ver o animal com a cabeça do lado de fora do veículo. O motorista que desrespeita a lei vai ser multado em R$ 130 e levará quatro pontos na carteira de habilitação. Em Pernambuco somente 97 motoristas foram notificados por este tipo de infração de janeiro a novembro deste ano. 

Infográfico

Transportar cachorro

O correto é transportar o seu gato, cachorro ou pássaro numa caixa apropriada. Esse tipo de artigo é vendido em lojas de Pet Shop, com diferentes preços. “O animal solto dentro de um carro pode não oferecer risco aparente, mas existe um perigo. Ele pode se assustar e pular para o motorista, entrar entre os pedais de freio e acelerador ou mesmo pular pela janela. O condutor que pensa em segurança não pode descartar nenhuma possibilidade”, diz a Policial Rodoviária Federal Marilena Malagodi. E para donos de picapes um alerta: a legislação proíbe o transporte dos bichos em caçambas.

A multa neste caso é considerada grave, mais cinco pontos na carteira de motorista e o condutor terá de pagar R$ 195.

Últimas notícias