Serviço

Saiba como comprar uma moto usada

Compradores de motocicletas estão buscando modelos seminovos

Sílvio Menezes
Cadastrado por
Sílvio Menezes
Publicado em 02/02/2017 às 12:03
Divulgação
Compradores de motocicletas estão buscando modelos seminovos - FOTO: Divulgação
Leitura:

Por Edilson Vieira

[email protected]

Enquanto as vendas de motocicletas novas caíram cerca de 28% no ano passado, segundo a associação de fabricantes, Abraciclo, a procura por motos seminovas vem aumentando. Quem está pensando em comprar uma moto, mas não tem dinheiro suficiente para uma zero-quilômetro, vê a saída em um modelo usado. 

Segundo um estudo da Assohonda, entidade que reúne os concessionários da marca, o mercado de motocicletas seminovas tem um movimento três vezes maior se comparado com as vendas de motocicletas novas. As concessionárias também estão atentando para este mercado e já começam a criar departamentos específicos para atender ao comprador de motocicletas seminovas.

PESQUISA

Encontrar uma moto usada em ótimo estado é uma tarefa mais complicada do que achar um carro rodado bem conservado. O motivo é simples. Por serem baratas e mais econômicas do que um automóvel as motocicletas costumam ser mais utilizadas no dia a dia do que os automóveis. Muitas são ferramentas de trabalho de entregadores ou profissionais autônomos.

“Uma motocicleta com dois anos de uso costuma rodar o dobro do que roda um carro”, diz Orlando Farias, gerente de seminovos da Pernambuco Motos. O que não quer dizer que é impossível fazer um bom negócio no mercado de motos usadas, basta apenas ficar atento a vários detalhes.

A regra básica diz que motos pequenas (até 400 cilindradas) geralmente são mais “judiadas” e motos maiores, aquelas acima de 500 cilindradas, por serem mais caras e geralmente utilizadas apenas em passeios ou viagens sofrem menos desgaste. Por isso, redobre a atenção ao escolher uma moto de baixa cilindrada. 

Independente do tamanho da moto escolhida, fique atento a documentação. Faça uma busca no site do Detran por infrações e a situação legal da moto, (se está alienada a algum banco ou financeira, por exemplo). Depois, observe a parte mecânica. Pequenos arranhões nos pedais e punhos não representam nada demais. Já tanque amassado ou garfo dianteiro torto são sinais de que a moto sofreu uma queda ou pancada grave. 

PREÇOS

Mesmo que tudo esteja aparentemente em ordem,não deixe de dar uma volta na moto para sentir se ela “puxa” para um dos lados, o que pode indicar quadro desalinhado. Se possível, retire o banco da moto em busca de “gambiarras” elétricas que no futuro podem dar dor-de-cabeça ou mesmo deixá-lo a pé. Outro sinal de desgaste acentuado é o escape fumaçando quando se acelera e barulhos metálicos vindos do motor em funcionamento.

Justamente por ser difícil avaliar o bom estado de uma motocicleta não existe um preço de referência para determinado ano e modelo de moto. “Motos idênticas, de mesmo ano de fabricação, podem variar até 50% no preço”, estima Orlando Farias. Ele afirma que tudo vai depender do estado geral da moto. Orlando diz ainda que as motocicletas de baixa cilindrada ainda são as mais procuradas “ É possível encontrar uma boa moto de 125/150 cilindradas por preços entre R$ 5 mil e R$ 8 mil”, afirma.


Últimas notícias