TECNOLOGIA

Volvo dá receita sueca de luxo e economia

Volvo traz para o Brasil o híbrido XC90 T8 que junta um motor a gasolina com outro elétrico

Editoria de Veículos
Cadastrado por
Editoria de Veículos
Publicado em 16/03/2017 às 15:32
Divulgação
FOTO: Divulgação
Leitura:

Um SUV de luxo grandalhão, espaçoso, repleto de tecnologia, de motor potente e que bebe pouco. A combinação parece contraditória, mas a Volvo garante ter reunido todas essas virtudes num único carro. O XC90 T8 é um modelo híbrido – que funciona com um motor a gasolina e outro elétrico – que a montadora sueca acaba de lançar no Brasil. Combinados, os propulsores a combustão e o elétrico, o veículo oferece 407 cavalos de potência. O desempenho é de fazer inveja a muitos modelos esportivos.

Os números mostram que o Volvo é capaz de ir de 0 a 100km/h em pouco mais de 5 segundos e consumir feito veículo popular: até 15,3 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada no modo híbrido, de acordo com dados do fabricante. O automóvel chega à rede de concessionárias com os seguintes preços: R$ 456.950 (Inscription) e R$ 519.950 (Excellence).Pelo preço, o veículo tem muita tecnologia para facilitar a vida do motorista. O XC90 T8 conta com três modos de condução. O econômico utiliza 100% o motor elétrico e apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível.

Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir 35 km, dependendo das condições de uso. Já a opção Hybrid é para o uso cotidiano, pois entrega a melhor relação entre performance e consumo de combustível. Se o cliente preferir, pode optar pela condução esportiva. O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva.

VOLVO

O XC90 T8 vem equipado com um cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga da bateria é feita em 2h30 numa tomada aterrada de tensão 220V. A transmissão automática é de oito velocidades. O SUV tem até dispositivo para auxiliar na frenagem e recuperar e transmitir energia de volta para o carro. No painel, o motorista pode observar o modo de condução, nível de regeneração de energia, carga da bateria e horário em que ela estará 100% carregada. A tela central de nove polegadas no painel dá mais pompa ao carro. Os bancos dianteiros trazem regulagens elétricas de posição, de ajuste lateral, para a lombar e memória.

O carro tem um display, que projeta informações do painel à frente do motorista, além do teto solar panorâmico. Na hora de estacionar, nada de aperreio. Basta apertar um botão que ele manobra o carro automaticamente na hora de estacionar. Para facilitar a vida do motorista, faróis principais e de neblina com iluminação 100% em LED. As rodas são de 21 polegadas. O carro tem o sistema de suspensão por bolsas de ar. Isso habilita o motorista a ajustar, nos modos de condução, a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso.

Divulgação
Volvo XC90 T8 - Divulgação
Divulgação
Volvo XC90 T8 - Divulgação
Divulgação
Volvo XC90 T8 - Divulgação
Divulgação
Volvo XC90 T8 - Divulgação

O XC90 oferece tecnologia de auxílio à condução, recurso que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante até 130 km/h. O sistema atua não só em situações de tráfego intenso, mas também oferece segurança na condução em rodovias. Em qualquer uma dessas condições, são vários os benefícios do equipamento, que auxilia o motorista a manter a velocidade programada, interagindo continuamente com a direção, a aceleração e o freio para centralizar o veículo na faixa. Assim, o esforço do motorista em deslocamentos longos também pode ser minimizado pelo uso dessa tecnologia.

O modelo conta ainda com o Volvo On Call – serviço de proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto – e o sistema de estacionamento com câmera 360º, que projeta na tela central uma visão aérea completa ao redor do veículo.

Últimas notícias