JOVENS

Pesquisa da Ford Europa revela comportamento dos jovens ao volante

Estudo com cinco mil jovens mostra que quase 40% ultrapassam os limites de velocidade

Editoria de Veículos
Cadastrado por
Editoria de Veículos
Publicado em 03/04/2017 às 17:30
Divulgação
Estudo com cinco mil jovens mostra que quase 40% ultrapassam os limites de velocidade - FOTO: Divulgação
Leitura:

A Ford Europa promoveu uma pesquisa para saber como os jovens se comportam ao dirigir o carro dos pais, um projeto que faz parte do programa global de educação para a segurança no trânsito desenvolvido pela marca. O estudo mostrou que 39% admitem andar acima do limite de velocidade, 27% usam o smartphone para fazer ligações, enviar mensagens ou tirar selfies ao volante e cerca de 6% dirigem depois de beber. O resultado chama atenção não só porque os acidentes de trânsito são hoje a principal causa de mortalidade de jovens na Europa, mas também devido ao fenômeno social conhecido como "geração bumerangue".

JOVENS

Por questões econômicas, quase metade dos jovens de 18 a 29 anos da região volta a morar na casa dos pais depois de terminar os estudos. A pesquisa envolveu 5.000 motoristas de 17 a 24 anos na França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido."O fato de os jovens voltarem para a casa da família, ou nunca terem saído de lá, pode levar a atritos com os pais, já que não são mais crianças", explica Jim Graham, gerente do Programa de Educação para o Trânsito da Ford Europa. "Eles enxergam o carro da família como um passaporte para a liberdade, um meio para participar das atividades sociais. Mas, para a sua própria segurança e de outros usuários das ruas e estradas, é preciso ter certeza de que estão dirigindo de modo responsável, principalmente ao guiar um carro mais potente do que estão acostumados."

No Brasil, os motoristas que mais se envolvem em acidentes de trânsito também estão na faixa de 18 a 34 anos. Por isso, em ambos os mercados, a Ford viu crescer a popularidade da chave MyKey, tecnologia oferecida em modelos como Fusion, Edge, Focus e que está disponível em versões do New Fiesta, EcoSport e Ranger no Brasil. A chave MyKey é, na prática, uma chave reserva que pode ser configurada para o carro só funcionar dentro de limites determinados. A programação é feita por meio da chave principal e dos controles na tela do sistema de conectividade. Ela permite limitar a velocidade máxima e o volume do som, disparar alertas sonoros de velocidade e impedir o desligamento dos sistemas de assistência ativa, como os sensores de estacionamento e o controle de estabilidade e tração. Além disso, bloqueia ligações telefônicas e desabilita totalmente o sistema de som se os ocupantes não estiverem usando o cinto de segurança.

Últimas notícias