TECNOLOGIA

Volvo testa caminhão de lixo com tecnologia que dispensa motorista

Marca sueca faz pesquisas com tecnologia que permite caminhão de coleta acompanhar o gari sem ter ninguém ao volante

Editoria de Veículos
Cadastrado por
Editoria de Veículos
Publicado em 19/05/2017 às 11:38
Divulgação
Marca sueca faz pesquisas com tecnologia que permite caminhão de coleta acompanhar o gari sem ter ninguém ao volante - FOTO: Divulgação
Leitura:

Um caminhão de coleta de lixo que precisa de apenas um operador/gari. Esta é a ideia da sueca Volvo que, em pareceria com uma empresa de reciclagem, está desenvolvendo uma caminhão de coleta de lixo que é capaz de rodar por ruas estreitas acompanhando o gari, que segue a pé recolhendo os cestos de lixo. O caminhão, que ainda está em fase de desenvolvimento, utiliza sensores para identificação de obstáculos, navegação para orientação da rota e monitoramento da área ao redor do veículo. A tecnologia empregada não é novidade. Ela foi aplicada em um modelo de caminhão autônomo utilizado em empresas mineradoras e desenvolvido pela Volvo no ano passado.

TECNOLOGIA

Mas o caminhão de coleta, além de autuar em uma área urbana, foi aperfeiçoado e dotado de tecnologia de direção mais aprimorado para poder efetuar manobras de marcha à ré. Os sensores monitoram o entorno do veículo todo o tempo e são capazes de frear o veículo caso apareça um obstáculo de repente, incluindo pedestres. Toda a operação do caminhão autônomo tem a supervisão de um operador, que também se encarrega de dirigir o veículo quando ele não estiver no modo autônomo e comanda a prensagem do material reciclado depois que ele é recolhido. Veja o vídeo (em inglês):

 

Últimas notícias