TRANSPORTE

Fabricante chinês começa a produzir caminhões no Brasil

Foton Caminhões inicia comercialização de dois modelos urbanos fabricados no Rio Grande do Sul

Editoria de Veículos
Cadastrado por
Editoria de Veículos
Publicado em 29/08/2017 às 8:06
Divulgação
Foton Caminhões inicia comercialização de dois modelos urbanos fabricados no Rio Grande do Sul - FOTO: Divulgação
Leitura:

A Foton Caminhões, marca chinesa instalada no Brasil, lançou no Brasil dois caminhões desenvolvidas para uso urbano e interurbano. O Minitruck, de 3,5 toneladas, e o Citytruck, de 10 toneladas, são produzidos na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, dentro das instalações da fábrica Agrale.Desenvolvidos pela engenharia brasileira da Foton Caminhões em cooperação com a engenharia da Foton chinesa, estes novos caminhões já estão em produção no Brasil com elevado índice de componentes nacionais, segundo a Foton. “Este é um importante marco na história da Foton no Brasil uma vez que, a partir de agora, já temos produtos nacionais e que podem ser beneficiados pelo programa Finame”, comemora Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-presidente do Banco Central do Brasil e atual CEO da Foton Caminhões.

Com as famílias Minitruck e Citytruck, a marca afirma que criou um novo sub segmento, o do mini caminhões, veículos com configurações adequadas para atender o transporte urbano de cargas mais volumosas e com mais peso. Com o Foton Citytruck 10-16 a empresa criou o caminhão leve com a maior capacidade de carga útil e a maior capacidade de carga no eixo dianteiro do País: 3.600 kg. “Estas características devem facilitar as implementações de caminhões de bebidas. Além disso, sua capacidade técnica, com 10.700 Kg, torna-o o caminhão leve com maior capacidade deste segmento”, destaca Eustáquio Sirolli, gerente de engenharia de produto da Foton Caminhões. Os novos modelos nacionais da Foton vem de série como ar condicionado, vidros elétricos, travas elétricas das portas, rádio com MP3/USB, defletor de teto e embreagem servo-assistida.

CAMINHÕES

A motorização é da marca Cummins 2.8. A transmissão é manual de cinco velocidades. Os veículos possuem ABS e airbag duplo, atendendo a legislação vigente no País para essa categoria de produto, oferecendo segurança nas frenagens, assim como proteção passiva ao motorista e ao passageiro. O Foton Citytruck 10-16 nacional possui mais de 65 % de peças nacionais, afirma a Foton, e vem equipado com motor Cummins 3.8 I com potência de 161 cv. Os eixos dianteiros e traseiros são da marca DANA, tradicional fornecedora no mercado nacional. Sendo o dianteiro com capacidade de 3,6 toneladas (a maior da categoria), e o traseiro tipo banjo com redução i= 4,3:1 com capacidade para 6,39 toneladas. Com isso, o novo Foton tem PBT de 9,99 toneladas, a maior capacidade de carga entre os caminhões leves produzidos no Brasil.

A tecnologia empregada neste novo caminhão da Foton permitiu que sua tara (peso do veículo em ordem de marcha) seja de aproximadamente 3,1 toneladas e isso o torna, também, o veículo mais leve de sua categoria.

Últimas notícias