AUTOMÓVEL

Volkswagen faz 'recall' de 281 mil veículos com defeito

Apesar de o número ser bem menor que os 11 milhões de carros convocados para correção por causa do dieselgate, as notícias de mais problemas vieram em má hora

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 29/08/2017 às 16:15
Foto: Comunicação Volkswagen Brasil/Fotos Públicas
Apesar de o número ser bem menor que os 11 milhões de carros convocados para correção por causa do dieselgate, as notícias de mais problemas vieram em má hora - FOTO: Foto: Comunicação Volkswagen Brasil/Fotos Públicas
Leitura:

O braço americano da fabricante alemã Volkswagen anunciou, nesta terça-feira (29), o "recall" de 281 mil veículos para corrigir um defeito na bomba de combustível - um novo golpe à já abalada imagem da empresa. 

Apesar de o número ser bem menor que os 11 milhões de carros convocados para correção por causa do "dieselgate" - esquema de manipulação de emissões de gases poluentes, que incluiu 600 mil veículos nos Estados Unidos - as notícias de mais problemas vieram em má hora, quando a companhia tenta recuperar sua imagem com os consumidores. 

A empresa informou autoridades reguladoras americanas que vai fazer o "recall" de sedãs de luxo CC 2009-2016, do Passat e do Passat Wagons 2006-2010, por causa de problemas na bomba de combustível. 

"A interrupção de energia elétrica para o módulo de controle da bomba de combustível pode levar a bomba a falhas. Se ela falhar, o motor vai parar, aumentando o risco de acidentes", disse a empresa em uma carta da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA).

Sem acidentes

Um porta-voz da Volkswagen disse à AFP que "não houve feridos ou acidentes de nosso conhecimento" em decorrência das engrenagens defeituosas. A empresa não tem uma estimativa do custo necessário para a reposição.

A companhia afirmou que não vai cobrar para fazer a substituição. Contudo, as novas peças - de um fornecedor diferente das originais - estão "atualmente indisponíveis". 

A fabricante parece ter descoberto o defeito após uma investigação de autoridades chinesas iniciadas em 2016 ter levado a um "recall" no país asiático no começo desse mês. 

A Volkswagen ainda está se recuperando após ter admitido, em 2015, que equipou seus veículos a diesel com um software para trapacear os testes de emissões de poluentes. 

Os veículos eram vendidos como "limpos", mas, na verdade, emitiam até 30 vezes mais óxido de nitrogênio que o permitido no ambiente, durante uma condução normal.

A empresa confessou sua culpa no "dieselgate" em março e concordou em pagar 4,3 bilhões de dólares em penalidades - além de acordos civis de 17,5 bilhões. 

A Volkswagen ainda enfrenta uma série de desafios legais na Alemanha e ao redor do mundo e já gastou cerca de 24,4 bilhões de dólares para cobrir os gastos com o "dieselgate". 

Últimas notícias