TECNOLOGIA

Califórnia vai permitir testes de carros autônomos sem motorista

Estado norte-americano vai modificar a lei para não dificultar o desenvolvimento tecnológico

Editoria de Veículos
Cadastrado por
Editoria de Veículos
Publicado em 16/10/2017 às 19:48
Divulgação
Estado norte-americano vai modificar a lei para não dificultar o desenvolvimento tecnológico - FOTO: Divulgação
Leitura:

A partir de 2018 fabricantes de veículos autônomos poderão realizar testes com veículos autoguiados nas estradas da Califórnia sem a necessidade de ter alguém a bordo. A lei, que desobriga a presença de um motorista, vai substituir a atual que determina a possibilidade de controle físico por parte de uma pessoa sentada no assento do motorista em qualquer veículo autônomo em teste. De acordo com o departamento estadual de trânsito da Califórnia, atualmente, 285 carros autoguiados estão sendo testados nas estradas da Califórnia por 42 empresas que são fabricantes de automóveis ou empresas de tecnologia.

A partir de junho do ano que vem, estas empresas poderão realizar os testes e até conduzir passageiros em carros autônomos, desde que o fabricante do veículo, ou do sistema autônomo, garanta que a tecnologia é segura. No entanto, a venda de carros 100% autônomos continua proibida nos Estados unidos até que a legislação de trânsito seja adaptada a este novo tipo de condução. O departamento de trânsito da Califórnia divulgou que a mudança foi adotada para flexibilizar as restrições que poderiam limitar o desenvolvimento da tecnologia de veículos autoguiados.

AUTÔNOMOS

Organizações de defesa dos consumidores, no entanto, estão cautelosas quanto a mudança na legislação de trânsito. John Simpson, da Consumer Watchdog, declarou que o “afrouxamento” da lei vai fazer com que as empresas usem as estradas californianas como laboratórios privados, o que pode ameaçar a segurança do trânsito. Há um movimento no Senado norte-americano para que o governo Trump aprove uma lei federal que permita a circulação de carros autônomos em testes sem motoristas em todo o país, com exceção de caminhões, que continuariam com a exigência de ter um motorista a bordo.

 

Últimas notícias