Uso do VAR gera discussão até dentro das televisões

Publicado em 18/11/2020 às 2:00
RENATO PIZZUTTO/DIVULGAÇÃO
PASSADO Arnaldo Cezar Coelho fez história ao ser o primeiro árbitro não-europeu a apitar uma final da Copa do Mundo, em 1982, entre Itália e Alemanha - FOTO: RENATO PIZZUTTO/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Durante muito tempo e até hoje é meio assim, a televisão aberta sempre resistiu às transmissões de tênis, vôlei e até basquete, porque os jogos nunca têm hora para terminar. Os comprometimentos na grade de programação sempre são inevitáveis.

O futebol, pós-VAR, não chega a tanto e embora sua utilização se limite para determinados casos - situações de gol, pênalti, cartão vermelho e erro de identificação -, as paralisações, especialmente aqui no Brasil, são muito demoradas.

E nem sempre de forma satisfatória, porque erros ainda são cometidos, mesmo depois da verificação e até provocando distorções em alguns resultados.

O grande problema, parece, ainda é o desconhecimento. A falta de um melhor treinamento e a dificuldade em usar o equipamento. Não é normal, por exemplo, o tempo gasto para traçar linhas de impedimento, o que em qualquer televisão se faz em questão de segundos.

A dinâmica do jogo, por tudo isso e mais um pouco, foi alterada de forma muito importante. E tempo, em televisão, não se estoca. A demora nessas decisões sempre cai na conta de alguém.

 

Comentários

Últimas notícias