Cultura

Em meio às comemorações de 35 anos, Metrópolis ganha mais tempo na Cultura

A partir de março de 2024, o formato diário, de segunda a quinta, hoje com 5 minutos de duração, deverá atingir a marca de 15 ou 20 minutos

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Ricco

Publicado em 30/09/2023 às 16:47
Notícia
X

A TV Cultura exibe neste domingo, a partir das 20h, o documentário “Metrópolis 35 Anos”, dedicado a fazer um mergulho na história do programa e a mostrar como o produto acompanhou as transformações nas artes, na cultura, nos costumes e na própria sociedade brasileira nessas últimas três décadas e meia.

Responsável pela montagem do especial, Laíze Câmara, atriz e editora, encarou uma jornada de quase 10 horas por dia, durante várias semanas, para a seleção de grandes momentos. Um trabalho de pesquisa de acervo dos mais intensos. Vale lembrar, ainda, que o “Metrópolis” foi ao ar pela primeira vez em abril de 1988. Possui mais de 65 mil reportagens e 8 mil programas.

Muitos artistas foram lançados por ali ou tiveram suas carreiras acompanhadas de perto, como são os casos de Marisa Monte, Liniker, Cássia Eller, Thaíde, Lázaro Ramos e tantos outros.

Na definição do diretor Marcos Maciel, o programa de arte e cultura mais longevo da televisão brasileira “é um guardião de territórios”. Como vigilante, precisa estar sempre na rua acompanhando os artistas.

E agora que a produção cultural volta ao normal, após momentos difíceis durante a pandemia, o “Metrópolis” terá mais tempo no ar.

A partir de março de 2024, o formato diário, de segunda a quinta, hoje com 5 minutos de duração, deverá atingir a marca de 15 ou 20 minutos. O de sexta seguirá com 30.

Adriana Couto e Cunha Jr. seguem no comando da atração, a exemplo da repórter Renata Simões e do videorreporter Rodrigo Leitão.

 

TV TUDO

 

Crepúsculo

 

A produtora Gullane está tocando uma nova série para a TNT que reúne elementos como comédia, ação, suspense e romance. “Wander” é o título. Fala sobre a história de um motoboy nordestino que vive em São Paulo e não quer se transformar em vampiro. Ele nasceu com essa condição, mas luta contra ela.

 

Os assassinatos que comete são consequência de sua necessidade de sobrevivência. Ele torna-se um fugitivo da lei e, cada vez mais, precisa sofisticar seus crimes. Para tanto, conta com a ajuda da inconsequente patricinha Dani, com quem terá um romance.


Infantil

 

“Circo do Tirulippa” é o projeto que busca uma vaga na programação do SBT.

 

O piloto recebeu uma análise na última quarta-feira, dia em que outros produtos também foram avaliados.

Prestígio

Bianca Bin, importante aquisição do remake de “Dona Beja” na HBO Max, viverá a personagem Angélica, grande rival da protagonista, interpretada por Grazi Massafera.

Pode-se até afirmar que a personagem, exclusiva dessa releitura, foi criada especialmente para Bianca.

Muitas reuniões

A poucos dias do início de gravações para “Dona Beja”, executivos da produtora Floresta/Sony e da Warner Bros. Discovery intensificam as reuniões.

O objetivo é fechar todos os processos da novela e depois só pensar na captação, que acontecerá no Rio de Janeiro, base da sua cidade cenográfica.

 

Holofotes

 

A Warner Bros. Discovery tem acompanhado o grande interesse da mídia em suas duas primeiras novelas – “Beleza Fatal” e “Dona Beja”. Ambas possuem roteiristas muito experientes, é verdade. Mas também grandes estrelas do entretenimento, como são os casos de Grazi e Bianca Bin, de um lado, e Camila Queiroz e Giovanna Antonelli, do outro.

 

Condecoração

 

A embaixada da Argentina no Brasil irá condecorar a cantora Indiana Nomma com o título de "Amiga da Argentina", por divulgar, há mais de 20 anos, a obra de Mercedes Sosa, ícone da música folclórica argentina.

 

Filha de pais brasileiros, exilados na década de 1960, Nomma nasceu em Honduras e viveu no México, Portugal, Nicarágua e na Alemanha Oriental. A cerimônia ocorrerá no próximo dia 5, a partir das 18h30, para autoridades brasileiras e estrangeiras, representantes da cultura, turismo e demais convidados.

 

Se segurando

 

O “The Voice Brasil”, que nesses últimos anos colaborou positivamente na carreira de Michel Teló, já teve o seu fim decretado na Globo e vai para a edição de despedida.

 

Teló, por sua vez, se movimenta para reerguer um quadro sertanejo no “Fantástico”, a partir de 2024.

 

Apagar das luzes

 

Fátima Bernardes conduzirá a temporada de despedida do “The Voice”.

 

Mas será que foi um bom negócio? Ela, uma apresentadora vitoriosa, chamada para “enterrar” um formato que não se sustentou nos últimos anos?

 

Escalada

 

Carol Barcellos já é um nome da equipe esportiva da Globo garantida em Paris.

 

Ela estará na cobertura dos jogos olímpicos, entre 24 de julho a 11 de agosto.

 

Teatro

 

Davi Lucca, um dos protagonistas da série “Quintal TV”, do Futura, indicada para a Faixa Infantil da 51ª edição do Internacional Emmy Awards, integra o elenco do espetáculo “As Artimanhas de Molière”, dirigido por Cristina Bethencourt.

 

A peça estreia no Teatro Fashion Mall, Rio, no próximo dia 21, às 19h.

 

Bate-Rebate

 

· Raul Toledo e Mário Vieira, dirigidos por Carlos Meceni, apresentam o espetáculo “Zum ou Zois – The Return” no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo, a partir do dia 6.

· Impressionante como os “eventos” de MMA continuam ladeira abaixo no Brasil...

· ... Não à toa, cada vez mais escondidos na programação da TV aberta...

· ... Numa dessas, há até o risco de sumir de vez.

· Luan Argollo, segundo seu estafe, integra o elenco fixo de “Elas Por Elas”...

· ... E antes de emplacar seu primeiro papel fixo, em “Todas As Garotas em Mim”, ele fez participações em “Malhação-Vidas Brasileiras” e “A Dona do Pedaço”.

· Deborah Secco conseguiu uma folga nas gravações para curtir o casamento de uma amiga, a influenciadora Tati Barbieri, na Itália.

· Festejando 35 anos de carreira, Cintia Rosa integra o elenco do curta "Aquela mulher", que será exibido no Festival do Rio, este mês...

· ...Ela contracena com Andrea Dantas e Cristina Lago, que também assina a direção do projeto.

· O reality “New Faces”, novo programa de Danni Suzuki que estreia em 2024 no canal E! Entertainment, será disputado por oito mulheres, maiores de 18 anos...

· ...Apenas uma delas vai conquistar o prêmio final e ser aclamada como a "new face" do momento.

· Cléo Faria, a Feiticeira Brisa e Samuel Minervino, o Detetive Max também estão no elenco do espetáculo

“D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério em Magowood”, que estreia dia 12 no Teatro Multiplan, do VillageMall, Rio.

· A produção passará ainda por Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis.

 

C’est fini

 

 

As reprises de filmes exibidos na Sessão Megapix, aos domingos, 21h, terão novo dia e horário a partir deste mês.

Entrarão às terças-feiras na faixa das 19h. A mudança ocorre devido ao canal ter identificado um potencial de maior alcance da audiência.

 

 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Tags

Autor