Gestão profissional

Quando trocar de emprego é a melhor opção? Veja agora!

Antes de pedir demissão e sair procurando uma nova ocupação, quem está pensando sobre quando trocar de emprego precisa manter a cabeça fria e analisar diversas situações

Imagem do autor
Cadastrado por

BRUNO CUNHA

Publicado em 17/09/2023 às 19:23
Notícia
X

Muitas pessoas se sentem inseguras e não sabem quando é a hora certa para trocar de emprego. Ainda que não haja uma receita para isso, alguns indícios revelam quando esse momento decisivo está chegando.

Antes de pedir demissão e sair procurando uma nova ocupação, quem está pensando sobre quando trocar de emprego precisa manter a cabeça fria e analisar diversas situações. Afinal, esse momento pode ser decisivo para a vida e para a carreira profissional de qualquer pessoa e, sendo assim, a falta de planejamento contribui para a deterioração da sua carreira.

Para tomar tal decisão, o profissional deve se atentar a como andam suas relações no trabalho e responder algumas perguntas:

  • Como eu me dou com meus gestores e meus colegas?
  • Há chances de eu ser promovido ou ir para outra área da empresa?
  • Meu salário atual está de acordo com o mercado?
  • O salário atual poderá sofrer aumento?
  • Essa é uma boa empresa? Ainda me sinto motivado?

Avaliando três pilares fundamentais

Pesar todos os itens citados anteriormente, principalmente os relacionados ao crescimento e satisfação pessoal, podem dar uma ideia clara sobre você continuar ou não em seu emprego atual. A decisão sobre quando trocar de colocação é bastante séria e, por isso, deve ser tomada com todas as precauções. Três pilares são fundamentais para que você avalie se chegou a hora de pedir demissão. Veja quais são eles:

  1. Novos segmentos mercadológicos - Se sua situação profissional não é mais satisfatória ou se o setor econômico da sua empresa está perdendo espaço no mercado ou sofrendo fortes influências econômicas, buscar por um outro segmento econômico é fundamental para continuar crescendo profissional e pessoalmente. Nesse momento, a dica é ponderar todos os itens que já foram citados anteriormente antes de tomar qualquer decisão final.
  2. Aumento salarial - O salário e os benefícios podem pesar bastante na hora de se decidir por um novo emprego. Toda proposta de trabalho que vem acompanhada de um aumento salarial chama atenção, mas não é correto simplificar essa conta. Por exemplo, você pode estar pensando em trocar de emprego para receber 20% a 30% a mais em outra empresa, mas será que ela oferece uma perspectiva de futuro? Por outro lado, se você sente que ganha menos do que merece e está sendo desvalorizado, optar por mudar-se para uma empresa com melhores políticas salariais, planos de carreira e benefícios pode sim ser uma boa opção.
  3. Mudança de nível hierárquico - Se você considera que sua ocupação atual chegou ao limite na empresa onde atua, com certeza, saberá o momento certo para trocar de emprego sem arrependimentos. É comum do ser humano buscar evoluir constantemente, tanto em sua vida pessoal quanto profissional. Sendo assim, refletir sobre até onde você deseja chegar pode ser decisivo na hora de pedir demissão e encontrar um novo emprego.

Caso você não esteja se sentindo seguro e deseja receber orientação especializada, avalie a contratação de uma assessoria de carreira antes de tomar qualquer decisão. A ajuda de profissionais especializados pode fazer com que você encare as mudanças e o mercado de trabalho com mais assertividade e segurança, principalmente frente à sua área profissional e mercado onde está inserido.

Para finalizar, deixo uma frase que percebi ao longo da minha trajetória como consultor de carreira: Nem sempre estar trabalhando significa está em desenvolvimento. Como você pode perceber, há uma grande diferença entre estar empregado e se ter uma carreira em evolução: se você está em desenvolvimento, com certeza, não ficará sem oportunidades, nem mesmo durante os períodos econômicos mais complicados. Investir em sua carreira é sinônimo de sucesso!

Tags

Autor