Sabia que a nomenclatura do cargo pode ajudar ou atrapalhar sua carreira? Entenda!
Neste artigo, vamos explorar a influência que a nomenclatura do cargo pode ter na carreira dos profissionais e como navegar por essa complexa questão
Títulos de cargos podem parecer apenas uma questão de nomenclatura, mas eles exercem uma influência significativa na carreira de um profissional. Eles são uma representação do papel, responsabilidades e status de uma pessoa na hierarquia de uma organização.
No entanto, surge um dilema no cenário profissional contemporâneo: essas denominações de cargos ajudam ou atrapalham a progressão da carreira? Esta questão é especialmente relevante em um mundo corporativo onde muitas empresas não tem plano de cargos e salários, ou seja, muitas vezes possuem descrições de cargos completamente equivocadas.
Neste artigo, vamos explorar a influência que a nomenclatura do cargo pode ter na carreira dos profissionais e como navegar por essa complexa questão. Acompanhe!
A falta de plano de cargos e salários das empresas influencia nas nomenclaturas
Estamos vivendo uma era de rápida evolução no mundo corporativo, e um fenômeno interessante que acompanha essa transformação é a necessidade de adoção de nomenclaturas de cargos alinhadas com o mercado de trabalho. Não é raro perceber que muitas empresas dão ao cargo de gerente a um coordenador, ou nomeiam um coordenador que tem atribuições totalmente operacionais, onde poderia se chamado de analista.
Esta desordem é impulsionada, em grande parte, pela falta das empresas terem um plano de cargos e salários que dita as diretrizes que regem suas contratações e trilhas de carreira para seus colaboradores, refletindo diretamente na carreira de muitos profissionais, pois muitas vezes denomina equivocadamente a nomenclatura do seu colaborador frente ao mercado de trabalho. A ideia é que, ao oferecerem títulos de cargos aos seus colaboradores, elas possam cuidar também preservar a trajetória do profissional que muitas vezes aceita o cargo mas ele não condiz com suas responsabilidades e atribuições, o que lá na frente poderá provocar um grande problema para a carreira do profissional.
Ou seja, quando o profissional assume ou ocupa um cargo desalinhado às suas verdadeiras atribuições e responsabilidades, por mais atraente que possa parecer à primeira vista, a adoção da nomenclatura pode trazer sérios problemas futuros para a carreira do profissional. E como esses títulos ajudam realmente a carreira dos profissionais? Ou eles podem, na verdade, ser mais prejudiciais do que benéficos?
Impacto das nomenclaturas desalinhadas na carreira profissional
Embora as nomenclaturas de cargos possam parecer inovadoras e atraentes, é importante entender que elas podem ter implicações significativas na carreira profissional. Uma das maiores preocupações é a falta de clareza associada a esses títulos, que pode levar à ausência de um plano de cargos e salários estruturado.
Por exemplo, um "Analista de Processos" pode não ter um caminho de progressão de
carreira claramente definido. Afinal, qual seria o próximo passo? "Coordenador de Processos"? "Gerente de Processos"? Esta falta de uma estrutura de promoção bem definida pode tornar difícil para os profissionais planejarem e avançarem em suas carreiras.
Além disso, esses títulos podem não ser bem entendidos fora da organização, tornando mais difícil para os profissionais serem reconhecidos por suas habilidades e experiências quando procuram oportunidades em outras empresas. Por exemplo, um "Analista de Controladoria" pode ter dificuldade em demonstrar que suas responsabilidades e habilidades são equivalentes às de um "Analista de Contabilidade" em uma empresa mais tradicional.
Por último, esses títulos podem também causar confusão em relação à remuneração. Como a empresa determina o salário de um "Analista de Engenharia" ao invés de Engenheiro Sênior? Existe algum padrão de mercado para isso? Essa incerteza pode levar a disparidades salariais e à falta de transparência.
Portanto, embora esses títulos possam parecer atrativos para o profissional, eles também podem ter consequências não intencionais que podem atrapalhar o gerenciamento e progressão da carreira de um profissional. É fundamental, portanto, que os profissionais considerem cuidadosamente as implicações dessas nomenclaturas de cargos na carreira e questionem-se se de fato o seu cargo atual agrega valor ao seu planejamento de carreira ou não.
Como lidar com as nomenclaturas de cargos na carreira
Em um mercado repleto de infinitas nomenclaturas de cargos, os profissionais podem se sentir um pouco perdidos. No entanto, existem maneiras eficazes de gerenciar a carreira nesse cenário e prevenir os impactos negativos na carreira.
Em primeiro lugar, é essencial se concentrar em seu planejamento de carreira, buscando alinhar o desenvolvimento de competências e habilidades aos títulos dos cargos que se deseja alcançar. Analisar seu cargo atual frente aos seus objetivos na carreira é realmente importante para compreensão de onde você está e qual o próximo passo.
A autoavaliação da carreira pode ajudá-lo a descobrir se o tempo em seu cargo atual já é suficiente ou não para seu desenvolvimento profissional em busca de novos cargos e salários em sua área de atuação. Se você chegar a conclusão que já está há muitos anos no mesmo cargo ou nível hierárquico é importante buscar novas oportunidades que tragam novas nomenclaturas para a carreira.
Ao avaliar uma vaga de emprego, considere se a empresa oferece oportunidades claras para aprendizado, desenvolvimento e progressão de carreira. Se a descrição do cargo se apresenta de forma vaga ou o plano de carreira é indefinido, pode ser necessário fazer perguntas adicionais ou procurar orientação antes de aceitar a oferta.
A nomenclatura do cargo pode ter um impacto significativo na carreira de um profissional. Embora títulos representem uma realidade para uma empresa, para outra possa ser que não se aplique, afinal nem sempre ocupar um determinado cargo significa que sou visto desta forma pelo mercado e RH’s, e isso tudo pode trazer vários desafios, como falta de clareza na progressão de carreira, dificuldade de reconhecimento externo e incerteza na remuneração.
Nesse contexto, é essencial que os profissionais se concentrem em saber como são vistos pelo mercado, avaliem suas competências, independentemente do título do seu cargo atual. A busca por esse senso crítico, autoavaliação e a busca por oportunidades que valorizem o crescimento pessoal são fundamentais para garantir uma progressão de carreira bem-sucedida.