Cartaz do Milano Latin Festival. Imagem: Reprodução
Como faz há 15 anos, o cantor pernambucano André Rio está mais uma vez em turnê pela Europa, com apoio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Nesta quarta (13) ele vai se apresentar em Milão, na Itália, no Milano Latin Festival. O fato em si teria jeito de trivialidade, visto que já é uma rotina anual do cantor, por meio do Tour Viva Pernambuco.
Isso não fosse André Rio estar em meio a polêmica envolvendo a mesma Empetur, após o vazamento de um áudio em que ele denuncia "máfia de shows" a partir de recursos da empresa pública de turismo.
Cezzinha, que reforçou as denúncias e apoiou André Rio, também está na Europa com apoio da Empetur. Vale dizer, esse tipo de turnê é organizado meses antes de ocorrer. Ou seja, a viagem foi marcada antes da polêmica.
Em Pernambuco, atrito de juízes e advogados põe em debate carga horária de magistrados
Forrozeiro faz música e cobra cachês atrasados a governador e prefeitos
Em conversa com um interlocutor chamado Claudinho, André Rio afirma ter recebido convite para quatro shows da Empetur, sendo dois pela Fundarpe. "Eu teria que deixar metade do meu cachê de comissão. Tá vendo como são as coisas aqui neste Estado?"
Relembre:
O caso terminou indo parar na polícia, depois que o secretário de Turismo, Felipe Carreras, cobrou esclarecimento sobre as declarações. Com a crise, vários artistas defenderam André Rio, de um lado, e do outro o governo estadual. E o cantor afirmou que o problema, na verdade, seriam os intermediários dos shows, não os gestores públicos da Empetur e Fundarpe.