Após ataque cinematográfico de madrugada, o vácuo de Paulo Câmara

Publicado em 21/02/2017 às 14:16 | Atualizado em 21/02/2017 às 21:12
Governador Paulo Câmara. Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
FOTO: Governador Paulo Câmara. Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:
Governador Paulo Câmara. Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem Governador Paulo Câmara. Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem   Atualização às 18:15 - o governador convocou uma coletiva de imprensa para as 19h Existe muita expectativa entre os cidadãos e até no meio político sobre qual será a postura do governador Paulo Câmara (PSB), tão logo desembarque em solo pernambucano, após o cinematográfico ataque criminoso a uma empresa de transporte de valores, na madrugada desta terça (21). É que Paulo Câmara, que estava em São Paulo e cancelou a agenda para voltar ao Estado, sequer deu uma declaração por telefone, ainda - o ataque ocorreu entre as 3h e 4h, de madrugada, e até a conclusão deste post, às 14h20, nada. Informação atualizada: mais de 14 horas depois, o governo convocou uma coletiva de imprensa para um pronunciamento de Paulo Câmara, que foi realizada após as 19h. Enquanto isso, coube aos cidadãos resgatar a última vez em que o governador abordou o tema, em entrevista à Rádio Jornal. A declaração serviu de críticas em redes sociais, já que ele havia firmando que a crise de segurança em Pernambuco é uma situação "desconfortável".  
Governo Paulo Câmara adota mesmo slogan de xará Paulo Câmara, vereador de Salvador. Coincidência?
PMDB de Jarbas Vasconcelos mantém coesão política do governo Paulo Câmara Racha no PSB: Bezerra Coelho impõe derrota a Paulo Câmara e ainda vira líder do partido no Senado  
O ataque foi de madrugada. O governador poderia ter se pronunciado por telefone, por exemplo, mas isso não ocorreu até este horário. Restou à sua equipe de mídias sociais responder às críticas e queixas de cidadãos. Essa dificuldade de respostas é um problema frequente da gestão Paulo. É um vácuo que alimenta uma imagem de distanciamento, tanto que aliados esperam que uma mudança na equipe de comunicação, ocorrida semana passada, ajude o governo a dar uma resposta à sociedade, na "guerra da comunicação" - nas exatas palavras utilizadas por esses aliados. Claro, não se trata só de comunicação. As estatísticas mostram a crescente onda de violência em Pernambuco. Tivemos aumento em várias taxas, de homicídios a assaltos a ônibus. E o ataque cinematográfico à empresa de segurança e transporte de valores Brinks reforça que o aumento é geral, incluindo crimes que exigem grande poder de fogo - da explosão de caixas eletrônicos ao novíssimo ataque a uma empresa especializada, do ramo de segurança.  
Oposição ao PSB quer repetir estratégia e ter duas candidaturas contra Paulo Câmara Bruno Araújo demarca espaço para 2018 com estratégia de incomodar PSB
  É o avesso do sucesso do Pacto Pela Vida, o programa de segurança que trouxe ao PSB de Pernambuco seus anos dourados e a popularidade nos dois governos Eduardo Campos. De 2014 para cá o Pacto desabou, enquanto a criminalidade disparou - exatamente durante o governo Paulo Câmara (PSB). Embora o governo estadual afirme sempre que a onda de insegurança é nacional, não dá para ignorar que a cobrança política é bem local. Assim como na economia, vai ser difícil, mas uma uma hora toda crise passa. A questão é que, com 2018 na porta, se Paulo vai ter tempo de mostrar resultados contra a violência.

Últimas notícias