Coluna Cena Política

Uma pergunta sobre as facções com camisas de futebol

O desafio foi muito claro. Executivo, Legislativo e Judiciário não vão fazer nada?

Igor Maciel
Cadastrado por
Igor Maciel
Publicado em 09/03/2020 às 7:00 | Atualizado em 09/03/2020 às 9:40
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Foto ilustrativa de briga de torcida organizada - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

O mundo é construído ou destruído em diversos aspectos a partir de sinais. São comunicados que vão além da comunicação verbal. Um gesto, uma atitude, são muito mais fortes do que uma palavra, quase sempre.

Um desafio aos poderes estabelecidos, como fazem as torcidas organizadas, precisa de reação imediata. A classe política pernambucana pode até fingir que não tem nada com isso, mas foi toda desafiada no último fim de semana. O poder Judiciário também.

As cenas de guerra, com direito a tiros sendo disparados de um helicóptero da polícia para dispersar as brigas em solo, num evento que deveria ser apenas um jogo, logo após a Justiça determinar a extinção dessas facções com camisas de futebol, foram um claro desafio ao poder estabelecido. E é uma pena dizer isso, mas eles conseguiram causar uma impressão do tamanho que desejavam e desmoralizar, por enquanto, a autoridade.

Ao final, a SDS declarou que prendeu sete pessoas. É bom repetir para reforçar. Houve confronto entre dezenas, cenas de guerra, tiros, helicóptero e apenas sete pessoas foram presas.

Então, a pergunta é bem simples: Executivo, Legislativo e Judiciário, desafiados, não vão fazer nada?

Comentários

Últimas notícias