Coluna Cena Política

Marília vai depender muito de Lula. Ele estará disponível para ajudar?

Lula vai ter que vir ao Recife para pedir voto, bater de porta em porta. Ele vai poder fazer isso sem riscos e sem arranhar a própria narrativa de mito? E se for vaiado ou xingado?

Igor Maciel
Cadastrado por
Igor Maciel
Publicado em 11/03/2020 às 15:09 | Atualizado em 11/03/2020 às 15:18
Foto: Reprodução/Twitter
Candidatura de Marília Arraes no Recife é apoiada pela Direção Nacional, mas dirigentes locais defendem manutenção de aliança com o PSB - FOTO: Foto: Reprodução/Twitter

Igor Maciel, da coluna Cena Política

Hoje, na bolsa de apostas, é muito grande a possibilidade de que Marília Arraes (PT) seja mesmo candidata à Prefeitura do Recife.

Nos bastidores, a dúvida é outra. Quem seria vice da deputada nessa missão? A resposta que surgiu até agora: o Pros. O ex-deputado João Fernando Coutinho, que preside o partido em Pernambuco, surge como um possível nome para compor a chapa.

Em 2018, o Pros estava pronto para apoiar uma candidatura de Marília ao Governo do Estado. Como o PT não deixou, o partido saiu junto com o PDT, com Maurício Rands. Sem sucesso.

O Pros seria o primeiro apoio externo, dentro de uma conjuntura interna que não deve ajudar Marília. Por mais que Lula determine que ela deve sim ser candidata e por mais que o senador Humberto Costa (PT) diga que se for a ordem do partido vai dar apoio, ninguém imagina que ele realmente vá se empenhar na candidatura.

A expectativa da neta de Arraes e do grupo que a apoia, é que Lula venha a Pernambuco e vá andar pela cidade com ela. Pedir voto, bater de porta em porta. Ele vai poder fazer isso sem riscos e sem arranhar a própria narrativa de mito?

Quem tem acompanhado Lula duvida que ele possa fazer isso, porque seria uma exposição em momento diferente daquele em que o ex-presidente podia fazer isso sem tomar uma vaia no caminho.

Se não for em ambiente controlado, é difícil pra Lula. E ambiente controlado demais não rende votos quando você não é o grupo mais forte no Estado.

LEIA MAIS TEXTOS DA COLUNA CENA POLÍTICA

Comentários

Últimas notícias