Coluna Cena Política

Bolsonaro está diante do primeiro problema pelo qual não tem como culpar o PT. E está completamente perdido.

Lula menosprezava os problemas e agia errado. Bolsonaro menospreza e não sabe como agir porque se acostumou a colocar a culpa de tudo na esquerda.

Igor Maciel
Cadastrado por
Igor Maciel
Publicado em 16/03/2020 às 13:53 | Atualizado em 16/03/2020 às 14:32
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
A disseminação do novo coronavírus mudou o dia-a-dia da população. - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Por Igor Maciel, da coluna Cena Política

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, confirmou que os médicos cubanos que ainda estiverem por aqui serão convocados para atuar contra o Coronavírus.

Repetindo, pra reforçar: o Governo Bolsonaro está oficialmente recorrendo aos médicos cubanos. São aqueles que não eram necessários, que só estavam aqui para o PT enviar dinheiro à ditadura cubana. O governo decidiu chamá-los porque eles serão necessários no controle da pandemia que foi nomeada de "fantasia" e "exagero" pelo próprio Bolsonaro.

É um caso típico de narrativa sendo atropelada pela realidade como se fosse um saco de jujubas coloridas sendo atravessado por um caminhão carregado de ferro.

Já vimos isso antes. O governo era o do PT e Lula criava enredos fantásticos numa realidade paralela sempre benéfica a ele e aos seus. O enredo lulo-petista foi atropelado da mesma forma com o desmoronamento da economia.

Quando a crise econômica aconteceu no governo petista, Lula a chamou de "marolinha" e começou a tomar medidas que só agendaram a quebra da economia para mais adiante. A sequência foi: menosprezar, agir, errar e cair.

Agora, Bolsonaro sabendo que não pode deixar a economia desabar, inicia a mesma sequência e começa menosprezando a preocupação, para tentar sustentar os mercados. A diferença é que ele não tem a mínima ideia de como agir. E a única coisa que fez até agora foi aumentar o risco à população. Ele pulou a segunda etapa.

É a primeira vez que o Presidente da República tem um problema só dele. Um que ele não tem como colocar a culpa no PT, na esquerda ou no Congresso e STF. Não tem como dizer que está consertando as bobagens de alguém, não tem como pedir paciência enquanto ele "despetiza o Brasil". E nem mesmo ele foi capaz de sustentar algum argumento bizarro do tipo: "a China comunista criou o vírus para desestabilizar o ocidente".

É um problema só dele. Nada de herança do PT.

É inédito.

Ele não tem a mínima ideia do que fazer, parece atingido pelo caminhão, junto com o saco de jujubas, atordoado.

Ao ponto de chamar até os cubanos.

LEIA MAIS TEXTOS DA COLUNA CENA POLÍTICA

Comentários

Últimas notícias