O problema do Brasil não é esconder números, é falta de estrutura para fazer os testes e ter uma ideia real do número de casos e de mortes. O Diretor-assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Jarbas Barbosa, falou à Rádio Jornal e admitiu que os números no Brasil, tanto de casos confirmados quanto de mortes, devem ser maiores do que os que são informados oficialmente.
Barbosa disse que falta no Brasil uma estrutura para testar número razoável de pessoas no Brasil e ter números mais próximos da realidade.
O diretor-assistente da OMS afirma que ninguém acredita que haja má fé e o Brasil tem repassado os dados existentes com muita tranquilidade. O problema é que não há testes suficientes e esse é um problema que quase todos os países estão enfrentando.
O ministro da Saúde no Brasil, Nelson Teich, desde que entrou, por mais que seja cobrado pela falta de ação, identificou que o Brasil precisava testar para conhecer melhor o comportamento da doença. Logo de cara anunciou a compra de 46 milhões de testes.
Nos próximos dias, é possível que tenhamos números ainda maiores.
Comentários