Coluna Cena Política

Plataforma usada por PE para monitorar covid-19 é anterior a do Consórcio do NE e está mais avançada

Adesão de PE foi cobrada por neurocientista que assessora governadores pernambucanos. Pernambuco já estava utilizando uma ferramenta que está bem difundida e recolhendo dados há mais tempo. Ideia é compartilhar as informações.

Igor Maciel
Cadastrado por
Igor Maciel
Publicado em 05/05/2020 às 20:31 | Atualizado em 05/05/2020 às 20:31
GETTY IMAGENS
"Nosso estudo demonstra que os pacientes pré-sintomáticos têm alto desprendimento de carga viral", concluíram os pesquisadores - FOTO: GETTY IMAGENS

A coluna apurou que o Governo do Estado não está utilizando o aplicativo criado pelo comitê que assessora governadores do Nordeste em relação ao coronavírus porque preferiu seguir usando o Atende em Casa, plataforma criada antes do app do comitê, especificamente para Pernambuco.

A adesão dos pernambucanos ao programa foi cobrada pelo neurocientista Miguel Nicolelis, que coordena o comitê, em entrevista ao JC.

Segundo o que foi apurado pela coluna, quando o app foi apresentado aos governadores, Pernambuco já estava utilizando o Atende em Casa e a plataforma já havia sido difundida com entrevistas e orientações à população. Seria necessário recomeçar e, no meio de uma pandemia, isso poderia gerar confusão.

Foi apurado também que já há um acerto para que os dados recolhidos pelo Governo de Pernambuco sejam compartilhados com o comitê que, por sua vez, também vai compartilhar os dados dos outros estados para Pernambuco.

Objetivo é integrar números e tomar melhores decisões.

Comentários

Últimas notícias