Mansidão

Em reunião com governadores, um Bolsonaro manso. É possível que dure?

No dia seguinte à divulgação de uma pesquisa que mostra queda ainda maior na própria aprovação e aumento na rejeição, chegando em 50%, segundo a XP/Ipespe, o presidente estava manso.

Igor Maciel
Cadastrado por
Igor Maciel
Publicado em 21/05/2020 às 12:40
Foto: Carolina Antunes/PR
O presidente - FOTO: Foto: Carolina Antunes/PR

Jair Bolsonaro amanheceu dizendo a apoiadores que eles teriam que sentir a crise na pele para entender o problema. Não foi muito específico, mas o comentário teve tom de desabafo. Depois, seguiu para uma reunião com os presidentes da Câmara e do Senado, em seguida para uma reunião com os governadores.

No dia seguinte à divulgação de uma pesquisa que mostra queda ainda maior na própria aprovação e aumento na rejeição, chegando em 50%, segundo a XP/Ipespe, o presidente estava manso.

Manso, no sentido bíblico, para ficar mais próximo do apoio religioso que o presidente sempre busca. Após sentir a “vaca indo ao brejo”, Bolsonaro pode ter aberto a Bíblia e lido Provérbios 15:1, onde diz: “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira”.

Ou simplesmente, o mais provável, deve ter visto a pesquisa mostrando que desde que menosprezou a covid-19 em março todos os seus números positivos caíram. Deve ter percebido nos gráficos que a mudança de direção dos apoios, quando deixou de ser “algo diferente” para tornar-se igual aos anteriores com taxa de rejeição aproximando-se de Michel Temer (MDB), foi exatamente após o pronunciamento da “gripezinha”.

Deve ter visto também que 76% das pessoas aprova o isolamento social e quase 60% quer que ele dure o quanto for necessário. Mesmo o marinheiro ruim sabe quando o mar está agitado demais.

Pode ter sido algum versículo da Bíblia falando em mansidão. E pode ter sido medo. Quem vai saber.

Fato é que Bolsonaro estava calmo na reunião com os governadores, tratando todos com a formalidade que o cargo exige, falando em união de esforços e dizendo que ainda não se sabe a dimensão exata do problema. Parecia um chefe de Estado de verdade.

Procuremos algum versículo da Bíblia que fale na duração da mansidão. Sobre ela ser permanente. Estamos precisando.

Comentários

Últimas notícias