Narrativas

Objetivo da confusão do Ministério da Saúde com os números é plantar dúvida e atingir governadores

Bolsonaro trabalha com um horta onde planta e cultiva narrativas que lhe são favoráveis de forma despretenciosa, mas se alimenta delas sempre que necessário.

Igor Maciel
Cadastrado por
Igor Maciel
Publicado em 08/06/2020 às 10:58
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Covas abertas, no Cemitério Parque das Flores, para enterrar vítimas da COVID-19, que não podem mais ficar nos hospitais depois dos óbitos. - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

O jogo de luz e sombra que os militares do Ministério da Saúde tentam fazer com as mortes por covid-19 tem como objetivo jogar a população contra os governadores.

Ninguém com mais popularidade do que o presidente ficou a salvo do uso da máquina federal como arma. Os gestores estaduais que conseguiram melhorar a própria aprovação durante o combate ao coronavírus não passariam incólumes.

Bolsonaro trabalha com um horta onde planta e cultiva narrativas que lhe são favoráveis de forma despretenciosa, mas se alimenta delas sempre que necessário. O empresário bilionário Carlos Wizard saiu do governo antes mesmo de assumir o cargo na secretaria para a qual foi convidado dento do Ministério da Saúde, mas deixou sua sementinha plantada na horta de Bolsonaro: disse que governadores estariam inflando números para receberem mais ajuda do Governo Federal.

Não precisa ser verdade, mas com tempo e água, a semente vira algo que pode ser aproveitado. Os frutos surgem quando, aqui e ali, as pessoas começam a desconfiar dos governadores e achar que, na verdade, o que eles queriam sempre foi dinheiro. Wizard foi embora, mas serviu ao propósito.

Não tem como esconder mortes, os corpos foram enterrados, os registros estão nos hospitais e o problema do Brasil não é aumentar, mas diminuir. A subnotificação é o que abunda no Brasil.

Também não faz sentido a ideia de que governadores estão aumentando mortes para ganhar dinheiro do Governo.

Primeiro porque o critério não existe no País. O Governo Federal não repassa verbas, diretamente, por cadáver registrado. Segundo, porque a União tem trabalhado para segurar o dinheiro mesmo. Menos de 30% das verbas previstas para o combate à covid-19 foram realmente repassadas pelo Ministério da Saúde.

Mas é narrativa.

E narrativa não precisa fazer sentido, nem ser verdade, na inexistência de caráter fundamental que virou regra há alguns anos por aqui.

Comentários

Últimas notícias