A liberdade de expressão está consolidada na Constituição Brasileira. É uma lei que deve ser respeitada. Logo, para ser respeitada enquanto lei é necessário que ela também interaja e não ignore outras leis, como a que veda o anonimato e as que punem injúria e calúnia. Liberdade não existe fora de um contexto de responsabilidade coletiva. Ou seria anarquia.
Liberdade não é ausência de regras, nunca foi. Aqui mesmo, neste espaço, caso seja publicada uma acusação contra alguém ela deve ser provada, ou autor e veículo acabam processados. A imprensa séria usa de sua liberdade para informar, mas não pode mentir nem caluniar.
Acreditar que é possível dizer o que tiver vontade, ameaçar juízes e políticos adversários, mentir, deturpar informações para provar um ponto de vista político, incentivar crimes e atentar contra poderes da República como se a internet fosse um território livre de qualquer tipo de controle, atende a uma ausência de raciocínio que ignora, entre outras coisas, a formação das sociedades civilizadas e a organização coletiva que nos fez sair das cavernas para morar em apartamentos.
A internet, naturalmente, acaba sendo uma extensão da vida física. Em ditaduras, costuma ser restrita. Em democracias, como o Brasil, deve ser democrática. Mas, democracias só existem amparadas em leis.
O Brasil é uma bagunça monumental, mas ainda não é anarquia.
Comentários