Hereditariedade

João Campos e o risco de fazer campanha só com a certidão de nascimento

Deputado corre o risco de não ter como justificar sua própria candidatura para além dos vínculos familiares e acabar dependendo muito de Geraldo Julio que, mesmo tendo o que mostrar, pode perder tempo explicando as operações da Polícia Federal

Igor Maciel
Cadastrado por
Igor Maciel
Publicado em 28/07/2020 às 11:36 | Atualizado em 22/09/2020 às 16:07
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Deputado João Campos (PSB) é pré-candidato à Prefeitura do Recife - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

João Campos (PSB) tenta anexar sua trajetória ao vínculo familiar.  É natural. Mas será suficiente? É preciso lembrar que uma de suas adversárias tem quase o mesmo vínculo. É neta de Miguel Arraes.

Campos então apela também para a exclusividade.

Além de todas as referências diretas ao pai, incorre também nas mensagens subliminares para garantir o conhecimento do parentesco a todos. Esta semana anunciou que será candidato à prefeitura do Recife à jornalista Denise Rothenburg.

Não esqueceu, claro, de lembrar que Eduardo Campos anunciou que seria candidato a presidente da mesma forma, com a mesma profissional, em 2014.

A tentativa é de criar um ambiente simbólico de continuidade entre a candidatura do pai à presidência, encerrada de forma trágica por um acidente aéreo, e a candidatura atual, do filho dele, à prefeitura do Recife.

A oposição tem pesquisas apontando que há uma "queda de simpatia" ao clima de hereditariedade que o PSB quer dar à disputa no Recife. Não é a toa que outros pré-candidatos reclamem da "monarquia socialista" ou da "dinastia das famílias Campos e Arraes" para reforçar isso.

As referências pelos 20 anos em quem PT e PSB governaram a cidade do Recife também são cada vez mais frequentes.

A verdade? João Campos ainda tem pouco a mostrar pelos 19 meses de trabalho em seu primeiro cargo eletivo como deputado federal, para o qual foi eleito com propagandas que mostravam fotos do pai Eduardo, do bisavô Arraes, e dele, ligados por glóbulos vermelhos representando o sangue que passava de um pro outro.

Uma licença poética científica pra dar recados eleitorais.

Na Câmara, quase tudo a que ele se dedicou tem a ver com temas nacionais. Enfrentamento a Bolsonaro (sem partido), pautas da bancada, pouca coisa relacionada diretamente ao Recife. A conexão com a cidade, espera o PSB, virá através do trabalho de Geraldo Julio (PSB), que não pode ser negado, por justiça, mas corre o risco de acabar eclipsado pelas operações frequentes da Polícia Federal.

Aí, só vai restar a certidão de nascimento.

Comentários

Últimas notícias