Aqui se morre mais

Covid-19: em Salvador há o dobro de casos em relação ao Recife. E no Recife há o dobro da letalidade em relação a Salvador

Alguém pode dizer que há mais idosos no Recife do que em Salvador. Não é verdade. A população idosa aqui representa cerca de 9%. Em Salvador, 15,4% são idosos.

Igor Maciel
Cadastrado por
Igor Maciel
Publicado em 05/08/2020 às 20:19 | Atualizado em 05/08/2020 às 21:05
JC Imagem
A covid-19 já atingiu mais de 3,5 milhões de pessoas no Brasil - FOTO: JC Imagem

Enfrentar a covid-19 ampliou, nos gestores, a necessidade de apelar para um subterfúgio: a ineficiência eficiente.

Por exemplo, quando há muitos buracos na cidade: "melhoramos a economia e tem mais carros circulando". Se faltam vagas nas escolas: "os estudantes estão indo para as públicas pela qualidade do ensino".

Com o coronavírus, cidades com alto número de mortes passaram a justificar assim: "É porque nós testamos mais".

No planeta das falácias, urubu é apresentado como papagaio, mas não resiste a um bom exame. Não é fácil de explicar o fato de São Paulo, com população sete vezes maior que Recife, ter uma letalidade menor do que a capital pernambucana, como já foi mostrado aqui no JC.

Mas é uma comparação com outra capital do NE que chama atenção. Salvador teve o dobro do número de casos do Recife. Mas, a taxa de letalidade da capital pernambucana é 2,5 vezes maior do que a capital da Bahia.

Alguém pode dizer que há mais idosos no Recife do que em Salvador. Não é verdade. A população idosa aqui representa cerca de 9%. Em Salvador, 15,4% são idosos.

Aí vem a justificativa da prefeitura: "o número é alto porque, no Recife, nós testamos todos os mortos por síndrome respiratória". Tudo bem, é uma hipótese.

A outra é que Salvador está fazendo testagem em massa, nos bairros, desde maio, com os cidadãos ainda vivos, enquanto PE é apontado como tendo a quinta maior subnotificação do Brasil

Comentários

Últimas notícias