Eleições 2020

Candidatos a prefeito com muitos partidos no palanque enfrentam ciumeira entre candidatos a vereador

Sem coligações, todos os candidatos a vereador em diferentes partidos dependem de um único candidato a prefeito e reclamam da falta de atenção.

Igor Maciel
Cadastrado por
Igor Maciel
Publicado em 23/09/2020 às 16:29 | Atualizado em 23/09/2020 às 16:39
Foto: Divulgação / Tribunal Regional Eleitoral
Como será a campanha? - FOTO: Foto: Divulgação / Tribunal Regional Eleitoral

Desde a redemocratização, é a primeira vez que a eleição acontece sem coligações na disputa pelo Legislativo. O problema é que a regra não "subiu o monte" para alcançar as chapas majoritárias e isso está criando uma distorção e pode gerar dor de cabeça para candidatos que conseguiram formar palanques muito extensos.

Sem coligação, os votos que o candidato de um partido recebe só servem para ele e para os candidatos do mesmo partido, apesar de eles estarem no palanque majoritário com outras siglas.

Em Pernambuco, candidatos a prefeito com 12, 14, 15 partidos coligados, além da busca por votos, terão que enfrentar o ciúme e as acusações de que o grupo A está recebendo mais apoio do que o grupo B.

No período pré-eleitoral, a grande discussão era a necessidade de cada partido ter um candidato majoritário, para chamar atenção e eleger um bom número de vereadores com a visibilidade alcançada.

Observemos o exemplo do Recife. João Campos (PSB) reuniu 12 partidos. O que os vereadores de outros partidos pensam é: teremos a mesma atenção e visibilidade que os candidatos do PSB? O mesmo acontece com Raquel Lyra (PSDB), em Caruaru, e com Miguel Coelho (MDB), em Petrolina.

No Recife, candidatos a vereador que estão na Frente Popular têm recebido contatos de outros candidatos, oferecendo apoio em troca de votos. E o campo está fértil, porque há muitos insatisfeitos.

Do outro lado, o PSB começou a marcar reuniões com os partidos aliados para planejar a campanha e garantir.

Porque, às vezes o corpo está lá, mas a alma não.

Comentários

Últimas notícias