Eleições 2020

Se João Campos resolver acusar o PT, terá que explicar por que os petistas só deixaram de ser "bons" agora

Será curioso, se Campos seguir pelo caminho de tentar acusar o PT do que for. Porque nos últimos 20 anos, em quase todos os momentos nos quais se criticou o PT, o PSB estava ao lado dos petistas.

Igor Maciel
Cadastrado por
Igor Maciel
Publicado em 18/11/2020 às 17:59 | Atualizado em 18/11/2020 às 21:36
JC Imagem
João Campos e Marília Arraes disputaram o segundo turno das eleições no Recife - FOTO: JC Imagem

Numa eleição cuja polarização não está definida pelos critérios mais simples, como esquerda x direita, o desafio de João Campos (PSB) será muito grande.

No primeiro debate, na TV Jornal, no momento em que teve oportunidade de discutir algum assunto com a candidata Marília Arraes (PT), Campos apelou para a corrupção. Ironizou os escândalos nacionais dos petistas, tentando responder a uma provocação dela sobre investigações contra a atual gestão da prefeitura do Recife.

Se achar que o caminho é esse, o socialista pode acabar fazendo água ou, pior, puxando o assunto para um caminho que não é nada bom pro PSB.

O senso de proximidade do eleitor pode fazer com que as suspeitas sobre a compra de respiradores pela prefeitura de Geraldo Julio (PSB) pesem mais do que as denúncias de corrupção no governo Federal do PT que terminou mais quatro anos atrás.

Mas, o problema nem é apenas esse.

Se seguir por esse caminho, Campos vai ter que explicar porque o PT só ficou ruim agora. Os petistas tiveram todo o apoio do PSB em dois governos de Lula (PT), inclusive com Eduardo Campos sendo ministro.

Dilma Rousseff (PT) também teve apoio do PSB, até quando Eduardo resolveu ser candidato a presidente e decidiu-se que o PT não prestava mais, por enquanto, como se viu em 2018, quando o PT voltou a ser "a melhor opção para o Brasil".

Nos últimos anos, PT e PSB sempre estiveram juntos, no Brasil, em Pernambuco e no Recife, com exceção de alguns períodos eleitorais.

Hoje, mesmo, há petistas em secretarias do governo de Pernambuco, comandado pelo PSB.

Na prefeitura, também, os petistas ocuparam cargos por quase toda a última gestão.

Será curioso, se Campos seguir pelo caminho de tentar acusar o PT do que for.

Porque nos últimos 20 anos, em quase todos os momentos nos quais se criticou o PT, o PSB estava ao lado dos petistas.

Vai ficar parecendo que é só por causa da eleição apertada e do risco de perder a prefeitura.

E, realmente, é.

Comentários

Últimas notícias