Cena Política

Veja como deve ficar a formação da CPI da Covid, com bolsonaristas em minoria. Pernambucano deve ser indicado

Por não ter maioria e correr o risco grande de ter Renan Calheiros (MDB-AL) como relator, o governo está fazendo de tudo para adiar início dos trabalhos e evitar uma tragédia política.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 13/04/2021 às 17:58 | Atualizado em 13/04/2021 às 18:27
Análise
X

Humberto Costa deve ser o indicado do PT para compor a CPI da Pandemia. O petista deve ser confirmado como o único nome do bloco do qual o PT faz parte junto com o Pros.

O senador pernambucano deve ter outro petista como suplente, o senador Rogério Carvalho (PT-SE).

O PT integra a oposição dentro da Casa. Nesse grupo, há dois blocos, PT/Pros e o bloco Rede/Cidadania/PDT/PSB. Este último deve indicar Randolfe Rodrigues (Rede-AP) que foi o autor da CPI.

A oposição terá duas das 11 vagas na CPI.

O governo terá direito de indicar três membros, através dos partidos que lhe dão sustentação. O bloco do Governo é formado por DEM/PL/PSC.

Já os independentes formarão a maioria dos membros da CPI. Esse grupo tem partidos como MDB, PSDB, PP e Podemos.

Ao todo, seis senadores serão indicados por esses partidos, juntos, e é aí que alguns nomes como os de Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Renan Calheiros (MDB-AL), já confirmados, preocupam o governo.

Os dois são opositores fortes, experientes e o alagoano, inclusive, é o mais cotado para assumir a relatoria, principal função da CPI.

No "placar" de hoje, uma vez instalada, o governo em minoria não terá qualquer controle sobre a CPI. Por isso há tanta preocupação em adiar a abertura dos trabalhos.

Tags

Autor