Cena Política

Priscila Krause e Alberto Feitosa têm feito fiscalização em PE e cobrado respostas que CPI do Senado quer alcançar

Ao menos 11 governadores estão sendo investigados, dois foram afastados. PE, onde o governo tem ampla maioria na Assembleia, está fora. Mas parlamentares garantem que há o que apurar.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 14/04/2021 às 13:24 | Atualizado em 14/04/2021 às 13:55
Análise
X

Em Pernambuco, uma CPI estadual sobre o uso das verbas destinadas ao combate à pandemia fica difícil, principalmente, por causa da falta de força da oposição. 

O grupo só tem 11 deputados na Assembleia Legislativa. Seriam necessárias 17 assinaturas para abrir CPI local.

Para requerer uma CPI é preciso preencher três requisitos, somados: fato concreto para apuração; tempo determinado e apoio de 1/3 dos parlamentares da Casa.

O "quem não deve, não teme" encontra sua barreira.

Mas, a fiscalização, apesar de tudo, tem sido feita. Se a CPI nacional se encaminhar para investigar as verbas federais repassadas aos estados, terá material de sobra por aqui. Dois deputados se destacam nesse acompanhamento: Priscila Krause (DEM) e Alberto Feitosa (PSC).

CPI nacional pode pressionar a Alepe a fiscalizar o governo de PE? Onze governadores são investigados no Brasil

Priscila tem feito cobranças frequentes sobre o uso das verbas, principalmente sobre o valor executado, das verbas destinadas à covid, que foram menores do que o que foi enviado pelo governo Federal.

Parte do dinheiro era de livre uso, mas falta o governo especificar como foi gasto, já que o número de casos e de mortos em Pernambuco foi alto e pessoas chegaram a ficar esperando leito de UTI no estado, sem conseguir tratamento adequado, apesar do dinheiro que chegou.

Sem falar na confusa relação da prefeitura do Recife com fornecedores durante a pandemia, que levou a Polícia Federal, somente entre maio e setembro de 2020, a "visitar" a gestão Geraldo Julio (PSB) por cinco vezes.

Uma coisa é certa: se a CPI caminhar para seguir o dinheiro e identificar o percurso das verbas remetidas a Pernambuco, vai encontrar Priscila Krause fazendo a mesma investigação.

Vai encontrar também o deputado Alberto Feitosa (PSC), que já fez dois pedidos de informação ao governo sobre a pandemia e prepara um terceiro, já que não ficou satisfeito com a resposta do último. Quer saber como o dinheiro de combate à covid foi gasto, mas os dados que recebeu não estariam detalhados.

Coincidência ou não, Feitosa esteve em Brasília nesta quarta-feira (14), no meio do furacão da criação da CPI na capital.

Ele também faz parte de uma CPI interestadual, com integrantes de várias casas legislativas, para investigar as compras de respiradores feitas em 2020. Uma dessas compras foi um dos motivos de operação da PF no Recife.

Dependendo de pra que lado a CPI da Pandemia caminhar, material nos estados não vai faltar. Inclusive em Pernambuco.

Tags

Autor