Cena Política

Procuradores que atuaram no escândalo dos "respiradores de porcos", no Recife, são indicados a prêmio nacional

Importante lembrar que a atuação do Ministério Público Federal e do Ministério Público de Contas no Recife rendeu até uma nota da prefeitura com ataques pessoais ao procurador Cristiano Pimentel, que agora foi indicado a esse prêmio.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 21/04/2021 às 9:31
Análise
X

Além de estar em um dos requerimentos de instalação da CPI da Pandemia no Senado, a Operação Apneia, sobre a compra de respiradores que só haviam sido testados em porcos, em 2020, pela Prefeitura do Recife, segue tendo atenção nacional.

Agora, entrou até como motivo de premiação para quem trabalha no combate à corrupção. E tem indicados de PE.

Os procuradores Cláudio Dias (MPF), Silvia Regina Pontes Lopes (MPF) e Cristiano Pimentel (MPCO) foram anunciados como finalistas do IX Prêmio República.

Os três disputam na categoria "Combate à Corrupção", pela atuação na operação. 

Importante lembrar que a atuação do Ministério Público Federal e do Ministério Público de Contas no Recife rendeu até uma nota da prefeitura com ataques pessoais ao procurador Cristiano Pimentel, que agora foi indicado a esse prêmio nacional. 

No texto, a prefeitura o acusava de construir um "suposto escândalo". Várias operações da Polícia Federal aconteceram depois e os problemas do Recife viraram justificativa para um dos requerimentos da CPI da Covid no Senado.

Os respiradores, que nunca haviam sido testados em humanos, somente em porcos, foram devolvidos. O processo continua.

Os vencedores do Prêmio, o mais importante do MPF, serão divulgados na sexta-feira (30), em solenidade virtual.

Tags

Autor