Cena Política

Concessão de parques do Recife trará benefícios, mas se a proposta viesse de um gestor de direita estaria tudo bem?

A medida é correta, se for bem construída, pode trazer muitos benefícios, mas vale a reflexão: se o prefeito fosse de direita, quanto tempo demoraria até alguém se acorrentar nos parques com alguma faixa escrita "não negociem as sombras das árvores"?

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 06/05/2021 às 10:48
Análise
X

É interessante como a possível concessão de parques públicos do Recife, os atuais e os que estão sendo construídos, não provoca os habituais protestos dos sindicatos, associações ou grupos ligados a partidos políticos gritando coisas como "querem privatizar as árvores" ou "querem vender a terra em que pisamos".

Estamos bem acostumados, claro, à seletividade crítica desses grupos quando o governo é aliado e é de esquerda. Basta lembrar que o PT promoveu muitas privatizações em seus dois governos, mas chamava de "concessão", dizia que era pro bem do povo e "estava tudo bem".

Há dois critérios, na verdade, para esses grupos julgarem se a privatização é "um crime" ou se é pro "bem das pessoas": o que eles ganham ou deixam de ganhar e se quem faz é de esquerda.

O último critério é bem óbvio, porque atende a uma informal lei maior que rege partidos da esquerda brasileira, com um só artigo bem simples. "Qualquer ação que não for ideia nossa é crime e deixa de ser crime na medida em que for realizada por nós".

Em 2007, no governo petista, 2,6 mil km de rodovias federais foram licitadas. No mesmo ano, a Hidrelétrica de Santa Antônio, no rio Madeira, foi leiloada. Em 2008 foi a vez da hidrelétrica de Jirau. Em 2008, também, o governo Lula vendeu ações da Amazônia Celular. Depois Dilma, iniciou o processo das concessões dos aeroportos.

E, no meio desse saldão, toda a esquerda comemorou e propagou o lançamento de um livro que tinha como título "A Privataria Tucana". Afinal, de que serve o bom senso de realidade quando o importante é o marketing.

O outro critério para a esquerda criticar ou não a privatização é se os membros dos sindicatos ligados aos partidos vão perder espaço nas empresas vendidas. Quando uma empresa é vendida, o sindicato dos servidores públicos da "empresa tal" perde representação. E os deputados ligados a esse sindicato perdem eleitores. 

E, se o governo não for de esquerda, esses grupos não terão compensações.

Por isso, quando se falar em privatizar a Chesf, o argumento é "vão vender o rio". Mas, quando as hidrelétricas foram vendidas no governo Lula, estava tudo bem e o rio estava seguro.

Não são o rio Madeira ou o rio São Francisco que preocupam, mas o rio de benefícios que essas empresas entregam aos grupos de esquerda.

Todas essas concessões e privatizações foram necessárias e aconteceram em momentos de necessidade de modernização do Estado. Sejam as privatizações de FHC, de Lula, Dilma ou os parques de João Campos, o poder público não pode tomar conta de tudo e fazer isso bem.

Só pensa o contrário quem se beneficia da falta de estrutura das empresas públicas. E, pode apostar, não falta quem se aproveite disso.

O prefeito do Recife está de parabéns se souber construir um modelo que ofereça serviços, estrutura e segurança à população que utiliza os parques, sem representar grandes custos, dentro de um modelo acessível.

E os grupos que reclamam sempre não devem reclamar. Porque é a esquerda quem está fazendo e os sindicatos e deputados não vão perder influência política ou cargos no processo.

Mas, vale a reflexão. Se o prefeito fosse de direita, quanto tempo demoraria até alguém se acorrentar nos parques com alguma faixa, escrita: "não negociem as sombras das árvores"?

Tags

Autor