Cena Política

Bolsonaro é um Tigre de Papel, o bicho com a maior população nas redes. Todo valentão virtual é Tigre de Papel

A expressão é usada na China, desde o século XIX para determinar pessoas ou nações que fazem muito barulho, mas não aguentam vento e chuva.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 07/05/2021 às 11:10
Análise
X

Em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a subir o tom contra outras instituições e ameaçar rupturas democráticas. Em resposta, tem sido chamado, nos bastidores, de "Tigre de Papel".

A expressão "Tigre de Papel" é chinesa, do século XIX, e é a forma como os chineses se referem aos EUA, desde os anos 1970. Significa "alguém que tenta demonstrar muita força exterior, mas por dentro é de papel e não aguenta vento ou chuva.

Reconhece-se um tigre de papel quando ele faz barulho demais, sem nunca tomar atitude de verdade. Na China, a ideia está ligada à força interior e capacidade de resistir às dificuldades com resiliência, sabendo que, quanto mais ameaçamos sem agir, mais frágeis vamos nos tornando.

Bolsonaro já ameaçou usar o Exército, já insinuou que podia usar as polícias nos estados, já ameaçou o STF e o Congresso, mas nunca fez nada. Nunca nem tentou, de forma efetiva e consistente.

Um tigre na aparência e pura celulose no conteúdo.

A questão, e nem todo mundo enxerga isso, é que para o público cativo de sua idiossincrasia, o das redes sociais, que vivem dos arroubos verborrágicos, ser de papel pouco importa, porque ser tigre de papel é uma regra dos valentões de redes sociais. Muito barulho e nada de ação. 

O que parece erro político, na verdade, é apenas atitude representativa. E é assim que ele vai mantendo 1/3 em pesquisas. Enquanto 2/3 tentam entender o motivo.

Tags

Autor