Cena Política

O exemplo do antipetismo na última eleição do Recife deveria ser um alerta para quem acha que Lula está eleito

Poucos meses atrás, o PSB estava usando o discurso antipetista para reverter uma situação adversa no 2º turno eleitoral. E Marília Arraes (PT) perdeu a eleição. Com Lula e tudo.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 07/05/2021 às 11:57 | Atualizado em 07/05/2021 às 12:03
Análise
X

A paixão cega. E piora se for paixão política. O sujeito fica cego e perde a mobilidade física, sem falar que o juízo se perde antes.

Muita gente está, já hoje, comemorando novos capítulos da "Jornada de Herói" do ex-presidente Lula (PT), o "injustiçado", arregimentando forças para a sua "volta por cima", como se tudo estivesse resolvido devido a uma ou duas pesquisas divulgadas com quase dois anos de antecedência, pra uma eleição que deve acontecer, oremos, quando a pandemia já tiver passado.

Amém.

Criar ondas faz parte do cotidiano político-eleitoral e isso não chega a ser uma novidade.

Bolsonaro aproveitou uma onda anticorrupção e amplificou para o antipetismo que só não extinguiu o partido de Lula porque o próprio Bolsonaro alterna espasmos de perspicácia com uma egolatria patética que, em algum momento, precisará ser estudada.

Há, porém, uma análise que precisa ser feita e a eleição do Recife em 2020 pode ser bem utilizada nisso. O antipetismo, e não o PSB, venceu na capital de Pernambuco.

É claro que o prefeito é do PSB, mas toda viagem significa o seu trajeto tanto quanto seu destino. Você não é o que é, mas a construção peculiar que o transformou no que você é.

Menos filosofia e mais prática: João Campos (PSB) só é o prefeito porque usou o sentimento geral contra o PT que ainda resta no coração de muitos brasileiros. Atacou a corrupção no partido da então adversária e apelou para votos do eleitor conservador. 

No 1º turno, usando o nome de Lula, Marília cresceu. No 2º turno, quando Campos associou Lula à corrupção, Marília perdeu.

O texto e o contexto pontuam de forma diferente nas pesquisas. 

Hoje, falam-se em dois nomes. Mas, quando a máquina de moer reputações nas redes sociais começar a funcionar no modo eleitoral e todos forem lembrados sobre os escândalos de corrupção do PT, será tranquilo? O PT tem vacina pra isso? Em novembro de 2020, no Recife, não havia.

Tags

Autor